BLOG DA GRADUAÇÃO

5 livros que todo Gestor de TI deveria ler

Num mercado tão competitivo quanto o da Tecnologia da Informação, o conhecimento é o grande diferencial para qualquer profissional que queira se destacar. E se você pensa em seguir carreira como gestor na área de TI, quanto mais referências melhor, inclusive para adquirir as qualidades de um verdadeiro líder, motivando a equipe e tomando decisões assertivas.

Pensando nisso, listamos a seguir 5 ótimos títulos que  irão sedimentar o caminho para você, que deseja seguir a profissão de Gestor de TI. Confira:

Livros para Gestores de TI

1. “Implantando a Governança de TI”, de Aguinaldo Aragon Fernandes

Com esse livro, escrito por Fernandes em parceria com Vladimir Ferraz de Abreu, você terá uma visão integrada e inovadora da Governança de TI a ser implementada nos mais variados tipos de empresas. Do planejamento à gestão, passando pela implementação de um programa de governança de TI, os autores falam do alinhamento estratégico da tecnologia com o negócio, da elaboração de um portfólio de TI e também da gestão de desempenho do departamento.

Os autores são doutores em suas áreas de atuação dentro do mercado de TI e já são conhecidos por outros livros na mesma linha de pesquisa.

Saiba mais no Google Livros.

2. “O Verdadeiro Valor de TI”, de Richard Hunter do Gartner e George Westerman

Esses dois cientistas do renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) fizeram um estudo com mais de 220 bem-sucedidos executivos de gestão de tecnologia da informação e desvendaram como esses profissionais conseguiram criar valor para seus negócios por meio da tecnologia da informação.

Baixar ebook

É uma obra que pode ajudá-lo a “traduzir” a importância do departamento de TI na hora de negociar com a diretoria da empresa para aprovar projetos e orçamentos, mas também pode ajudá-lo a ampliar a visão de como entregar melhores retornos sobre os investimentos na área.

Saiba mais no Google Livros.

3. “Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional”, de Roger S. Pressman

O subtítulo “Uma abordagem profissional” pode, a princípio, causar barreiras no caso de quem começa a tomar conhecimento da área, mas não é este o caso. O autor prova, nesse livro, que abordagens profissionais podem ser simples de serem entendidas até por quem ainda está se ambientando com as várias etapas do processo de engenharia de software.

Você vai entender, entre outras coisas, o que são e como são tratados gestão de projetos de software, modelagem e arquitetura, qualidade etc.

Saiba mais no Google Livros.

4. “Gestão e Liderança para Profissionais de TI”, de Pedro Tavares Silva e Catarina Botelho Torres

Gerir pessoas, além de ter conhecimento técnico, talvez seja o maior desafio para o gestor de TI. Nesse livro, os autores tratam de temas que vão da gestão de recursos humanos até a segurança e a continuidade do negócio.

A obra é toda orientada para profissionais que têm habilidades técnicas e experiência, mas que almejam alcançar postos mais elevados em gestão de TI corporativa.

Saiba mais no site da editora.

→ Leia também: Qual a senha para ser um bom gestor de TI?

5. “Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI”, de Marcos André dos Santos Freitas

Voltado para quem busca conhecimento no mundo da gestão de serviços de TI, esse livro também pode servir como uma oportuna base de estudos para o exame das certificações da ITIL® Foundation.

Saiba mais no Google Livros.

Você gostou dessas dicas? Como está sua atuação como gestor de TI? Está pensando em fazer um curso tecnologia da informação? Deixe seu comentário!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.