BLOG DA GRADUAÇÃO

5 livros indispensáveis para quem vai fazer Design de Interiores

Postado por Pablo Nogueira

Então você gosta de Design de Interiores, e até acha que seria um bom profissional na área? Saiba que é preciso estudar bastante e gostar muito de ler, mas o esforço é muito compensador. Para ajudar na sua formação, separamos alguns livros que são considerados essenciais para qualquer designer de interiores.

Livros para designer de interiores

Os livros dessa lista estão todos em português, mas, caso deseje realmente seguir a carreira de designer, alguns livros em inglês também são considerados fundamentais. Por isso, além de outras habilidades, é importante treinar pelo menos o conhecimento instrumental do idioma. Confira a seguir a lista dos livros indispensáveis para quem quer fazer o curso de Design de Interiores:

Design + Artesanato: O caminho brasileiro

Autoria: Adélia Borges | Editora: Terceiro nome

Esse livro, lançado em 2011, faz uma análise crítica da aproximação entre o design e o artesanato brasileiro. Ele é um livro que estimula a reflexão e discute a dicotomia entre o que é feito a mão, muitas vezes pouco valorizado, e o que é projetado por meio do intelecto, que tem grande importância e prestígio na nossa sociedade. Sem dúvida vale muito a pena a leitura. Além disso, suas 240 páginas abundantemente ilustradas proporcionam uma experiência mais do que prazerosa ao leitor.

Design Brasileiro: Quem fez, quem faz

Autoria: Ethel Leon | Editora: Senac

Esse é um livro mais compacto, o que não faz dele menos importante. Ele aborda não somente móveis, mas também fala de produto. Nele são encontrados 73 verbetes relacionados a design de produtos, que se dividem em designers, escolas, instituições, entre outros.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE  

Design Brasil, 101 anos de história

Autoria: Diversos | Editora: Abril

Esse livro, lançado pela Abril, conta com a participação de 84 designers e apresenta 400 produtos. Ele conta a trajetória das estruturas, formas e desenhos do design tipicamente feito no Brasil. Esse livro é um daqueles que é preciso ter disponível para consulta sempre que necessitarmos. Além disso, sua riqueza em figuras e detalhes já o fazem um item de decoração por si só.

Casa, design e decoração: Soluções passo a passo para renovar ambientes

Autoria: Clare Steel | Editora: Publifolha

Esse livro pode ser considerado a "bíblia" dos designers. Não tanto pelas belas ilustrações, mas por ser um livro técnico, extremamente útil para consultas. Ele ensina como pintar paredes, escolha de componentes de um cômodo, otimização de espaço, entre outras coisas fundamentais para a profissão.

Cinquenta Cadeiras que Mudaram o Mundo

Autoria: Diversos (Coleção Design Museum) | Editora: Autêntica

Só o título desse livro já traz muita expectativa, e o conteúdo não decepciona. Ele mostra a história da produção desses objetos, e sua influência no design de interiores. Aborda aspectos como formas, cores, materiais, e o impacto de novas criações nas tendências mundiais em design.

Após ver essa lista de livros incríveis, o segundo passo é escolher quais te chamaram mais a atenção e, de preferência, adquiri-los o mais rápido o possível, ou pelo menos pegá-los emprestados. Não espere estar cursando uma faculdade para comprar esses livros quando o professor exigir, pois eles podem ser lidos por quem ainda não é profissional da área. Todo o conhecimento é importante, e nunca é desperdício dedicar tempo a uma área que você tem interesse.

E você, está preparado para aprender tudo sobre Design de Interiores? Já leu ou possui algum desses livros? Comente com a gente, sua opinião também é indispensável!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores  

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.