5 funções que o gestor financeiro pode exercer

Uma empresa, por mais inovadora e fundamental que seja para as pessoas e para a sociedade no geral, dificilmente sobreviverá sem uma gestão eficiente dos seus processos financeiros. Dessa maneira, a área de finanças acaba sendo primordial na formulação da estratégia das empresas e do seu crescimento como um todo.

Porém, mesmo sabendo de sua necessidade, muitas pessoas ainda têm dúvida no que de fato faz um gestor financeiro. Ele é uma espécie de consultor financeiro? Ou possui as mesmas atribuições de um Administrador? Hoje, elencaremos aqui, as suas principais funções. Acompanhe com a gente:

Funções do gestor financeiro

Aplicar estratégias de precificação

Para criar uma estratégia de precificação correta, o gestor financeiro precisa considerar inúmeras variáveis como: preço de venda, custos associados ao produto, valor da marca, investimentos e muito mais.

Basicamente, existem três formas de precificação: uma baseada em custos, outra na concorrência, e uma terceira ainda baseada na demanda. Conhecer cada uma dessas estratégias e saber o momento correto de utilizá-la é uma das mais importantes funções de um gestor financeiro.

Fazer a gestão de custos

Uma boa gestão de custos é o que garante o sucesso financeiro de uma empresa. E, para isso, o gestor financeiro precisa ter domínio das técnicas de apuração de custos, estudar as informações sobre a rentabilidade da empresa e acompanhar de perto o desempenho das diversas atividades da organização.

A gestão de custos auxilia o gestor financeiro na hora de criar um planejamento mais acertado. Afinal, ela é a base dos processos de estimativa, orçamento e tomada de decisões.

Avaliar o volume de participação de mercado

A participação de mercado, ou market share, é uma importante função desempenhada pelo gestor financeiro. Por meio dela, o gestor faz uma análise profunda sobre o mercado em que determinada empresa está inserida e avalia a sua força e dificuldades enfrentadas.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Além de avaliar forças e fraquezas, com o market share, o gestor financeiro consegue mensurar o crescimento de produtos no mercado, descobrir nichos individualizados, identificar tendências de planejamento e muito mais.

Realizar o planejamento tributário

O planejamento fiscal, ou tributário, é uma excelente forma de minimizar os custos fiscais de uma empresa. Essa atividade, além de respeitar as obrigações fiscais, exige que o gestor conheça, analise, estude e verifique todas as formas existentes de tributação para, em seguida, criar um plano de redução do pagamento de tributos, buscando a maior economia possível em termos de taxas e impostos dentro da empresa.

Fazer a gestão de complexidade

Para simplificar os modelos de negócios e estruturas dentro das organizações, o gestor financeiro utiliza da gestão de complexidade para fazer a gestão estratégica da empresa em mercados competitivos. Em outras palavras, o que o gestor financeiro faz é aumentar a transparência de custos, respondendo de forma mais efetiva às exigências regulatórias do mercado.

Gostou de saber um pouco mais sobre as funções do gestor financeiro? Está cursando Gestão Financeira e quer acrescentar outras atribuições desse importante profissional? Compartilhe conosco suas ideias, deixe um comentário!

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Gestao Financeira

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.