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5 ferramentas que todo profissional de Marketing precisa dominar

Um bom profissional de qualquer área é aquele que, além do conhecimento teórico, possui também habilidades práticas muito bem desenvolvidas e está sempre atualizado em relação às novidades do mercado. No universo do Marketing, conhecer recursos que auxiliam o seu trabalho faz toda a diferença! Pois foi exatamente pensando em apresentar alguns desses instrumentos pra lá de úteis que reunimos as 5 principais ferramentas que, quando dominadas por um gestor de Marketing, potencializam sua capacidade, tornando-se incríveis diferenciais curriculares. Curioso? Então acompanhe:

Ferramentas de Marketing

CRM

O Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma cultura que prega o relacionamento com o cliente, buscando atender suas necessidades utilizando meios que consigam o encantar de forma inteligente e assertiva.

Ou seja, trata-se de uma técnica de gerenciar as relações entre uma empresa com seus clientes, atuais e futuros. Tal estratégia articula diferentes tecnologias para sincronizar suas vendas, o que envolve ações de marketing e vendas, atendimento direto aos clientes e o suporte técnico.

É por isso que existem os sistemas de CRM (softwares) feitos especificamente para captar informações e interações dos clientes, tornando assim mais eficaz a estratégia de CRM. Mais do que uma ferramenta, podemos dizer que o CRM é uma filosofia de gestão baseada em marketing de relacionamento.

Benchmarking

Essa ferramenta, que mais podemos defini-la como estratégia, é focada na observação das táticas e dos resultados da concorrência em um mercado específico. Ao analisar o comportamento e a administração de outras empresas inseridas no mesmo ramo de atuação da sua, você, como gestor de Marketing, poderá aprender valiosas lições tanto com os erros como com os acertos por elas cometidos — além dos seus próprios, claro. Assim é possível poupar tempo e investimentos, otimizando as operações da marca como um todo.

Análise FOFA ou SWOT

Iniciais para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, a análise F.O.F.A. ou S.W.O.T. consiste em um diagnóstico mais profundo, feito pelo profissional de Marketing, tanto sobre os pontos mais fortes como sobre as deficiências e fraquezas de um empreendimento. Constrói-se, dessa forma, um panorama focado no desenvolvimento de melhorias, na manutenção do que está adequado, na diminuição de perigos e na identificação de oportunidades. Concorda que com todas essas informações em mãos fica muito mais fácil avançar?

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketingGoogle Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que sonda as métricas de navegação na internet. Ao observar, por exemplo, o número de visitantes de um site, a quantidade de tempo de permanência na página e a origem do tráfego, dentre outras tantas possibilidades, o profissional de Marketing poderá estabelecer quais indicadores vêm mostrando maior eficácia e quais precisam ser repensadas. Esse definitivamente é um grande aliado de empresas de todos os ramos e portes!

Facebook Ads

Esse sistema permite a análise das métricas de Marketing das páginas comerciais do Facebook, que podem ser relativas às visitas de uma página, ao número de curtidas, ao envolvimento do público a respeito de uma determinada publicação, ao alcance das postagens, à quantidade de conversões ou de cliques, dentre outros. Acredite: saber como usar a maior rede social do mundo como mecanismo de estratégia gerencial para uma empresa faz muita diferença na qualificação de um gestor de Marketing!

E já que dominar novos conhecimentos ajuda tanto no seu crescimento pessoal quanto no profissional, nunca deixe de estudar, acompanhar as novidades e se especializar para ver sua carreira deslanchar de uma vez por todas!

E então, animado para aprender a dominar essas ferramentas e fazer toda a diferença no mercado de trabalho? Aproveite para conhecer também outros conteúdos sobre Marketing, sobre o curso de Marketing e sobre a atuação nessa área de especialização no nosso blog!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.