BLOG DA GRADUAÇÃO

5 dúvidas que você provavelmente tem sobre Gestão de TI

Se você é estudante de Gestão de TI ou está pesquisando sobre o assunto, pois deseja saber mais para escolher esta carreira, este post é para você! Aqui você verá um resumo com todas as respostas sobre as principais dúvidas das pessoas que se ingressam na área.

A seguir, você verá quais são as certificações mais importantes que o mercado de trabalho exige, em que áreas poderá atuar, quais as habilidades que precisa desenvolver para ser um excelente profissional, qual é a faixa salarial que o mercado está oferecendo e quais são as empresas que mais contratam. Acompanhe!

Dúvidas sobre gestão de TI

1. Quais são os principais certificados que o gestor em Tecnologia da Informação precisa ter?

Um estudo feito pela Cisco em parceria com a IDC revelou que 75% dos empresários acreditam que as certificações são muito importantes na hora de recrutar um profissional de TI.

As certificações são os atestados de que o profissional possui conhecimentos em determinadas áreas do conhecimento, ou seja, em técnicas, produtos e serviços. Geralmente são concedidas por importantes institutos da área de TI e também por empresas fornecedoras.

Fique atento! As principais certificações que você precisa ter hoje para se destacar como profissional de TI são:

  • Cisco Certified Network Associate - CCNA Routing and Switching;
  • Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA): MCSA: Windows 8 e MCSA; Windows Server 2012;
  • Linux Professional Institute - LPIC 1 e 2;
  • ITIL Foundations.

2. Em quais áreas posso atuar?

As possibilidades de atuação de um profissional formado em Gestão de TI são inúmeras, e não param de crescer. Com o curso, você poderá atuar como gestor do departamento de TI em empresas públicas e privadas, analista de negócios, gerente de projetos, analista de sistemas, analista de segurança da informação, administrador de banco de dados, desenvolvedor de sistemas etc.

Uma dica: dê uma olhada no Guia de Profissões da Catho, a maior consultoria de empregos e recolocação profissional do Brasil. Procure pelos termos “gestor de TI”, “gerente de TI”. Você também pode obter a visão dos cargos relacionados a esta carreira pesquisando no LinkedIn.

Baixar ebook

 

3. Que habilidades preciso desenvolver?

Como já foi dito, as habilidades esperadas de um profissional de Gestão da Tecnologia da Informação vão muito além das técnicas. Tudo que você aprenderá durante a graduação pode ser visto na grade curricular do curso, mas aqui vai um resumo básico das habilidades que você precisa desenvolver para se destacar na carreira profissional:

  • Capacidade analítica;
  • Ética e responsabilidade social;
  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe;
  • Visão empreendedora;
  • Capacidade de gerir projetos (escopos, orçamentos, prazos etc.) e pessoas;
  • Visão de negócio, entre outras.

4. Qual é a faixa salarial do profissional de Gestão de TI?

De acordo com o banco de dados da Catho, que se baseia nas ofertas de emprego em todo o Brasil, hoje, o salário mínimo de um gestor de TI é de R$ 3.200,00 (início de carreira).

No último levantamento realizado pela empresa, em novembro de 2015, a média salarial deste profissional na Paraíba é de R$ 8.867,66 (para ver este dado, é preciso fazer login).

Portanto, estamos falando de uma carreira com excelente remuneração tanto para quem está iniciando quanto para quem já tem uma boa experiência na área!

5. Quais são as empresas que mais contratam?

Neste momento de crise em que o país está vivendo, as indústrias que menos estão sentindo os prejuízos da desaceleração da economia, de acordo com um estudo da Delloite são a de Alimentos, Papel & Celulose, entre outras que são exportadoras. Também é válido destacar o segmento da Agricultura, que está alta e possui muita demanda de trabalho, inclusive para os profissionais de TI.

Dessa forma, voltar-se para estas indústrias, além das empresas desenvolvedoras de tecnologia em si (software houses, consultorias etc.), é uma ótima forma de buscar oportunidades e conseguir uma boa colocação no mercado.

Você já está cursando Gestão da Tecnologia da Informação? Saiba que esta graduação é importante para que o gestor de TI se destaque no mercado de trabalho. Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.