BLOG DA GRADUAÇÃO

5 dúvidas de português comuns no vestibular

O português ainda é  o “calcanhar de aquiles” dos candidatos que, todos os anos, se deparam com as provas do ENEM. Tanto na temida redação quanto na interpretação de texto, dúvidas de português diversas podem surgir na última hora só para atrapalhar a vida do candidato, e aí, pouco importa se é regência, pontuação, concordância … todas podem fazer com que você erre a questão. Para que isso não ocorra, elencamos algumas das dúvidas mais comuns de português no vestibular. Confira:

duvidas-portugues-blog-unipe-graduacao

 

Nova ortografia:

O novo acordo ortográfico passa a valer oficialmente apenas em 2016, mas a série de regrinhas já é largamente cobrada no vestibular. E entre aquelas que geram mais dúvidas no dia a dia estão o uso do hífen, o acento que some em vogais repetidas (voo, enjoo) e ditongos abertos (ideia, assembleia) e, por fim, o acento diferencial, como em “por” e “pôr” e “para” e “pára”.  

Vozes do verbo:

O sujeito é agente ou paciente da ação? Vozes passivas, ativas e reflexivas podem causar uma grande confusão na hora da prova. Ou será que a confusão na hora da prova é causada pelas vozes passivas, ativas e reflexivas?   

A incrível batalha do Ensino Superior

Pronomes:

“Que” e “quem”, dois pronomes relativos que dão o que falar nas provas de português, principalmente quando o enunciado da questão exige que você descubra a quem (olha ele aí) eles se referem dentro da oração. Que coisa, né?!       

Interpretação de texto:

É na interpretação de texto que reside a maior parte das chamadas “pegadinhas” da prova. Lembre-se de escolher a resposta com base somente naquilo que o autor escreveu. Ou seja: concentre-se na estrutura do texto e nada de “achismos”. Ok?  

Vocabulário

Torça para que no texto da prova não caia palavras que você desconhece. Torça mais ainda para que as palavras que você desconhece não façam parte das questões. Vocabulário é assim: não precisa engolir o dicionário, mas quanto mais leitura, maior o seu repertório para superar, incólume, o desafio.

Essas são apenas cinco das inúmeras dúvidas que podem surgir na hora da prova de Português no vestibular. E você já sabe, para conseguir passar por elas e faturar, não há fórmula mágica: é preciso estudar e fazer muitos testes simulados, são eles que te darão uma noção mais realística do que a prova exigirá.  

O post não mencionou sua dúvida? Qual é ela? Fique à vontade: o espaço para comentários é todo seu, use sem moderação!   

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.