BLOG DA GRADUAÇÃO

5 dicas para estimular a criatividade para estudantes de Design de Interiores

Postado por Pablo Nogueira

O poder da criatividade é realmente admirável, não concorda? Afinal de contas, ele pode ser responsável tanto pela completa transformação de atividades extremamente simples e corriqueiras como pelo lançamento de tendências geniais, que revolucionam mercados inteiros. É o caso do universo do Design de Interiores, que precisa de constantes atualizações para dar conta de tanta inovação!

Está no caminho para se tornar um designer de interiores, mas ainda acha que a criatividade não é lá seu forte? Pois você pode simplesmente estar se esforçando pouco ou seguindo as dicas erradas, sabia? Como a criatividade precisa ser estimulada para aflorar, resolvemos listar aqui algumas dicas que certamente o ajudarão, no decorrer do curso de Design de Interiores, a soltar seu lado criativo. Vamos lá então?

Criatividade para estudantes de Design de Interiores

Colecione referências

Estude, pesquise e observe, porque referências nunca são demais e estão por toda parte. Vale livros e artigos, acompanhar blogs, fazer pesquisas acadêmicas ou simplesmente caminhar por museus, ruas e construções, sempre procurando por inspiração. Vá ao teatro, assista a filmes ou faça um tour pela cidade, tudo de olhos bem abertos. Acredite: quanto maior for a bagagem que você carrega, mais material sua mente terá para trabalhar em ideias inovadoras, mesmo que ela tenha suas bases em algum conhecimento antigo. E vá além, procurando estudar mais profundamente suas referências em vez de se limitar a admirá-las. Pesquise, por exemplo, sobre como foram feitas e qual é o histórico do autor. O segredo está em ampliar os horizontes!

Rascunhe à vontade

Na maioria das vezes, as primeiras ideias que passam por sua cabeça na hora de planejar um trabalho definitivamente não são as melhores, certo? Por isso, aposte na boa e velha dupla papel + caneta e capriche no brainstorm, rascunhando ideias, fazendo desenhos simples e buscando estabelecer conexões entre suas anotações. Com o passar do tempo e o acúmulo de referências, aqueles traços aparentemente sem sentido podem facilmente evoluir para criações extraordinárias!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE

Estude as ferramentas

Mas atenção: nem só de inspiração é feito um trabalho diferenciado, viu? Também é preciso saber manipular as ferramentas usadas em sua execução. Illustrator, AutoCAD, SketchUp, V-ray: sejam quais forem os programas que você normalmente utiliza para desenvolver suas criações, procure dominá-los. Na prática, quanto mais você conhecer as possibilidades das ferramentas, melhor será o resultado final. Isso sem contar que, assim, você se torna cada vez mais rápido e versátil!

Encare os desafios

Procure ir cada vez mais longe em suas criações, dando passos realmente largos, fora de sua zona de conforto. Tudo bem que o fator tempo limita bastante os trabalhos no dia a dia, mas se você quer mostrar algo realmente inovador, é preciso se desafiar. Para diminuir a ansiedade de ter que entregar um determinado trabalho dentro do prazo combinado, uma boa saída pode ser fazê-lo de forma mediana e, sempre que tiver um tempinho a mais, ir aprimorando a criação. Só trate de não se contentar com o óbvio! Vá além.

Compartilhe ideias

Em qualquer que seja o contexto, fato é que boas ideias ficam ainda melhores quando são compartilhadas. Assim, quando uma criação é absorvida por novos pontos de vista, acaba crescendo mais e mais. Por isso, crie desde já o hábito de dividir suas ideias com outros colegas de classe e, futuramente, com outros profissionais parceiros. Dessa forma, todos podem fazer contribuições e sair ganhando!

E então, acha que nossas dicas o ajudarão a se tornar um designer de interiores mais criativo? Comente aqui e divida suas impressões conosco! E para já começar essa empreitada rumo a uma vida mais criativa com o pé direito, assine nossa newsletter e acompanhe as novidades sobre o curso de Design de Interiores e tantos outros igualmente interessantes!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.