ENEM

5 dicas de como melhorar a nota do Enem do ano passado

Mariana Brito
06-06-2018 6:40

Você não gostou de seu desempenho no ano passado? Acredita que tem condições de se aperfeiçoar nos estudos? Então, você precisa ler este texto e conhecer nossas preciosas dicas sobre como melhorar a sua nota do Enem.

Se você tem interesse pelo tema, não perca tempo: leia tudo até o fim, tome nota daquilo que achar mais importante, pratique esses conselhos em sua rotina e se prepare para entrar em um curso superior!

5-dicas-de-como-melhorar-a-nota-do-enem-do-ano-passado-unipê

1. Entenda como melhorar a nota do Enem

Essa primeira recomendação é simples e pode até parecer óbvia. No entanto, nunca é demais ressaltar que você precisa saber tudo sobre o Enem. Um dos quesitos que pode ter atrapalhado a sua nota no ano passado é a falta de planejamento. Por isso, entenda todos esses aspectos nos mínimos detalhes:

  • A divisão das disciplinas nas provas;
  • A forma de organização das questões;
  • A gestão de tempo durante o exame;
  • As leituras recomendadas;
  • A distribuição da pontuação e o peso das perguntas;
  • As atualidades;
  • As datas e horários;
  • Os pontos mais importantes para estudar.

Com essas informações em mãos, é possível traçar um plano de estudos completo, sanar as suas dúvidas e, por fim, superar as principais dificuldades para melhorar a sua pontuação.

2. Trabalhe suas habilidades na redação

Talvez você já tenha escutado muitas vezes o quão importante é a redação para a nota o Enem, não é mesmo? Mesmo assim, não custa nada reafirmar: a qualidade de sua escrita tende a ser um dos fatores mais determinantes em relação à nota final. Por isso, você deve aprimorar as suas habilidades!

Bom, e quais são os segredos para escrever uma redação nota 1000? O primeiro e mais relevante deles é: treine. Tente escrever um pouco todos os dias ou faça uma redação por semana, no mínimo. Nessa prática, você precisa ter atenção aos seguintes aspectos:

  • Seguir a estrutura do texto à risca (título, introdução, argumentos e conclusão);
  • Conferir se as regras gramaticais e ortográficas estão sendo respeitadas;
  • Argumentar com coerência e coesão, de modo que as suas ideias e explicações façam sentido por meio do bom uso de conectivos (conjunções e preposições).

Os fatores elencados acima são os principais pontos a serem avaliados pela banca de corretores. Além disso, é fundamental que você acompanhe portais, blogs, mídias sociais e canais televisivos — os temas geralmente são de interesse público, atuais e, em algumas ocasiões, causam polêmica e divergência de opiniões.

Ou seja, de nada adianta você escrever bem, se não estiver por dentro daquilo que está acontecendo no mundo. Aproveite essa dica e leia muito: a leitura é um exercício indispensável para quem quer redigir melhor.

E não se esqueça, é claro, de dar aquela conferida em redações que receberam boas avaliações em anos anteriores, ok? É fácil encontrá-las pela web e você pode aprender muito com quem já se deu bem!

New Call-to-action

3. Dê mais atenção às matérias difíceis

Sabe aquela dificuldade extra que você tem com as equações? E aquele assunto complicado de química? Enfim, dificilmente alguém gosta de todas as matérias, certo?

Muitos candidatos abrem mão de determinadas disciplinas, por julgá-las como mais complexas ou chatas de estudar. Porém, se você deseja melhorar a nota do Enem, é preciso encarar, até mesmo, os temas mais difíceis da prova.

Observe bem o seu exame do ano passado: em qual área de conhecimento você foi pior? Pois saiba que é exatamente isso que você precisa estudar mais. Afinal, aquilo que você já sabe está garantido, né?

No começo vai ser um pouco chato, mas esse esforço será recompensado. Portanto, tente otimizar o seu empenho aliando o estudo a atividades prazerosas. Você pode, por exemplo, estudar jogando ou vendo vídeos na internet, existem muitos conteúdos focados no Enem. Se o seu problema é com a tão temida matemática, estude com games de lógica, assim será muito mais divertido.

4. Crie uma rotina

Você já sabe o que tem que estudar mais e como melhorar a sua redação. Entretanto, é preciso criar uma rotina de estudos e na vida como um todo — sem uma aplicação constante, será mais difícil melhorar a sua nota do Enem.

A primeira etapa é dormir e acordar sempre na mesma faixa de horário, inclusive aos finais de semana. É possível variar um pouco, principalmente naqueles dias em que você necessita de mais descanso para ter um bom rendimento estudando.

Depois, é fundamental estabelecer algumas metas como estudar um mínimo de horas por dia ou ir a fundo em um dos assuntos que mais caem a cada semana.

Também é essencial separar um tempo para se divertir, ver os seus amigos e fazer as coisas que você gosta. Essa é uma forma muito eficiente de relaxar a cabeça e recuperar as energias.

Dormir bem, se alimentar adequadamente e fazer exercícios são medidas subestimadas, mas podem fazer com que as suas horas de estudo rendam muito mais. Se você não tem esses hábitos, experimente exercê-los por uma semana e veja os resultados!

5-dicas-de-como-melhorar-a-nota-do-enem-do-ano-passado

5. Faça simulados

Os simulados são uma alternativa interessante para exercitar a sua relação com o tempo de prova, a forma de responder as questões e outros aspectos mais práticos. Eles ainda são úteis para memorizar a matéria estudada. Você pode fazer de 2 a 4 simulados por mês, desde que seja possível conciliá-los aos estudos teóricos.

Porém, tenha em mente que eles serão menos proveitosos se você não encará-los com total seriedade. Por isso, nem pense em fazer um simulado e se distrair com o celular ou com a televisão. A ideia é que você realmente simule aquele momento da prova. Sendo assim, lembre-se de:

  • Cronometrar o tempo;
  • Emular a divisão dos assuntos da mesma forma que a prova oficial;
  • Manter o foco na realização dos exercícios.

Depois que tiver terminado, corrija e verifique quais questões errou e, principalmente, qual o motivo de ter errado. Aos poucos, você saberá com mais clareza onde precisa evoluir.

Enfim, agora que conhece essas dicas, você já sabe como melhorar a nota do Enem. Ainda assim, para mandar bem e chegar aonde deseja, você precisa se dedicar e colocá-las em prática!

Se você gostou deste post, que tal curtir nossa página no Facebook? Lá você fica por dentro das novidades e encontra vários conteúdos sobre o Enem e outros assuntos!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos