profissão carreira

5 dicas de como decidir qual profissão seguir

Mariana Brito
25-08-2017 15:15

A preocupação de fazer a escolha certa, principalmente quando se tem a ideia de que ela vai ter um impacto em toda a sua vida, pode estar colocando você diante de um dos maiores dilemas. Afinal, qual profissão seguir para um futuro promissor? Como obter realização profissional com o mercado financeiro tão conturbado atualmente?

Realmente, são perguntas nada fáceis de se responder de imediato. Mas não se cobre tanto! Embora essa decisão seja muito importante no momento, tenha em mente que ela não precisa, necessariamente, ser definitiva.

Assim, você abrirá espaço para novas oportunidades e maiores chances de descobrir o que fará diferença daqui para frente.

Portanto, se as dúvidas estão pairando no ar e tirando o seu sono, acompanhe as dicas que reunimos neste post e que vão ajudar você a vencer essa etapa. Confira a seguir!

5-dicas-de-como-decidir-qual-profissao-seguir.jpg

1. Estabeleça prioridades em meio à cobrança excessiva

É supernormal essa enxurrada de metas de que você precisa dar conta neste momento. Afinal, como se não bastasse uma certa cobrança existente no meio familiar e o “peso” de fazer a escolha certa, você ainda precisa dar conta do vestibular ou obter uma boa nota no Enem, não é mesmo? Por isso, vamos por partes!

Para que essa complexa fase de estudos e tomada de decisões seja superada, é muito importante estabelecer prioridades no seu dia a dia. Primeiramente, passe a conhecer mais sobre você, seus sonhos e ambições.

Outra dica é seguir metas práticas, com estratégias e objetivos a serem alcançados. Essa organização certamente dará maior tranquilidade para que você concentre sua energia nas metas mais importantes: escolher uma profissão e passar no vestibular.

2. Relembre sua trajetória até aqui

Pode até parecer que estamos sugerindo que você tire o pé do acelerador, mas não é bem assim. Na verdade, em muitos períodos de conflito, é preciso voltar o olhar para as nossas vivências e escolhas. Fazendo isso, é muito provável que você já comece a obter respostas significativas, como descobrir o que você faz bem.

Além disso, a capacidade de observar mais detalhadamente o caminho que lhe trouxe até aqui pode dar pistas sobre o que realmente poderá fazer você feliz. Você pode até estar se perguntando: “Ah, mas se a minha preocupação é com o sucesso profissional e financeiro, por que pensar em ser feliz agora?”.

É simples: não vivemos para sermos plenamente felizes. Pois bem. Dificilmente você alcançará a realização profissional em uma carreira que não ofereça prazer, aquelas doses de satisfação ao desenvolver e concluir um projeto. Para ter sucesso, é importante também gostar do que faz. Isso porque certamente será a tarefa de todos os dias.

Para ajudar nessa jornada de autoconhecimento, que tal um passo a passo?

Pegue seu código promocional!

Área de conhecimento

O que você é capaz de passar horas fazendo sem se sentir desconfortável ou irritado? Responder a essa pergunta pode ser o primeiro passo para que você identifique a área de conhecimento mais apropriada para você investir. Pode ser exatas, humanas ou artísticas e culturais, entre várias outras.

Motivo de satisfação

Sempre gostamos muito de fazer determinadas coisas. Portanto, pode começar a enumerar esses quesitos que dão mais animação ao seu dia a dia. Embora você ainda não saiba como decidir qual profissão seguir, já é possível eliminar as indesejadas. Pode ser que você não suporte ficar preso a uma sala tomando decisões, por exemplo. E aí, já ajuda?

Habilidades

Bom, se você já sabe a área de conhecimento para investir e o que não gostaria de fazer daqui para a frente, que tal se certificar das suas habilidades? Agora sim, você está mais perto das respostas. Descubra uma ou mais coisas que você faça muito bem, coisas que você parece fazer naturalmente. Pode ser dançar, escrever, cuidar de plantas, de pessoas, etc.

Valores e princípios

Se você já está avaliando este item como irrelevante para decidir qual profissão seguir, espere um pouco! É identificando seus reais valores e princípios éticos que você saberá qual ambiente de trabalho será mais apropriado, assim como sua futura prática profissional. Isso porque pode ser difícil ignorar valores em momentos de decisão no trabalho.

Teste vocacional

Essa importante ferramenta é capaz de sinalizar sobre várias profissões possíveis a partir de suas habilidades e características de personalidade. Portanto, vale a pena fazer um ou mais. Além de inúmeros testes vocacionais disponíveis online, você pode fazer um presencial, com um psicólogo. Aposte nisso!

3. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Como você provavelmente já tem ideia do que pretende fazer daqui para frente, vamos partir para a prática? Pesquise sobre as profissões que têm mais a ver com você. Além de ler sobre cada uma delas, levante seus aspectos positivos e negativos — pois é assim com tudo na vida — e visite os locais de trabalho.

Dessa forma, será possível conhecer um pouco mais da rotina de cada um, assim como a história de vida desses profissionais. É possível que você se depare com pessoas bem-sucedidas e nem tão bem-sucedidas assim dentro de uma mesma profissão. De perto, será mais fácil avaliar o que tem mais a ver com você.

5-dicas-de-como-decidir-qual-profissao-seguir.gif

4. Lembre-se de que sempre há tempo de mudar

A capacidade de mudar, recomeçar e se reinventar é inerente a todo o ser humano. Cabe a você, desde cedo, ter a consciência de como esse universo está em constante movimento. Sendo assim, é mais correto se preparar para as incertezas e mudanças de opiniões do que contar com uma zona de conforto pelo resto da vida, certo?

É dessa mesma forma que você deve encarar a difícil tarefa que tem pela frente. Mesmo que depois de tanto empenho para decidir sua profissão algo ainda saia do previsto, é de fundamental importância estar preparado. De forma alguma essas mudanças devem ser sinônimo de catástrofe, pode ter certeza disso!

5. Tenha coragem para decidir qual profissão seguir

Agora chegou o tão esperado momento! É hora de criar coragem e, enfim, fazer a sua escolha profissional. Depois de trilhar esse longo caminho de descobertas e autoconhecimento, é importante manter a segurança no que você acredita que seja o melhor para você.

Por isso, nada de dar ouvidos a opiniões negativas nesse momento. Por mais que elas venham de pessoas que se importam com você e seu futuro, a responsabilidade agora é sua e quem vai percorrer esse mundo de sonhos também será você. Tenha certeza disso!

Com todas essas dicas, provavelmente ficou mais fácil decidir sobre qual profissão seguir. Afinal, por mais que a escolha pareça difícil, na verdade a resposta pode ser encontrada dentro de você! Se gostou do post, que tal curtir a nossa página no Facebook e ajudar os amigos a também decidir sobre o futuro profissional? Boa sorte!

Faça um acompanhamento vocacional grátis!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos