BLOG DA GRADUAÇÃO

5 curiosidades que você precisa saber sobre o curso de ciências contábeis

Tudo no mundo atual envolve dinheiro. Mesmo o que parece não envolver, no final das contas, não pode acontecer sem recursos financeiros. Afinal de contas, o dinheiro é a base de nossas necessidades, sejam as mais básicas, sejam as mais luxuosas. Então, como alguém pode achar que dinheiro se limita a contas e enriquecimento?

Quando falamos das curiosidades sobre Ciências Contábeis, já vem o estereótipo: aquela pessoa meio enterrada entre as planilhas, que mal vê a luz do sol de tão presa ao escritório. Ou ainda alguém que só sabe conversar por meio de números, que leva uma calculadora para onde vai e não deixa ninguém em paz enquanto não consegue economizar.

Talvez isso ainda aconteça por causa da mudança muito recente do curso de Ciências Contábeis. Até pouco tempo, o contador era basicamente um guarda-livros, isto é, tomava conta do registro de dinheiro.

Hoje, o contador passou a assumir mais a função de um guia financeiro, ajudando qualquer um a ter uma visão melhor da própria economia para agir melhor no mundo. De guarda-livros passou-se para analistas, controladores, educadores e mais.

Quer saber mais curiosidades sobre como o curso de Ciências Contábeis mudou e é hoje? Confira o post!

5-curiosidades-que-voce-precisa-saber-sobre-o-curso-de-ciencias-contabeis.jpg

1. Humanas e Exatas se encontram no curso de Ciências Contábeis

Essa é uma dúvida comum para todos que estão decidindo qual curso de graduação fazer: qual área de conhecimento seguir, Humanas ou Exatas? Uma coisa importante que as Ciências Contábeis mostram é como esse dilema é falso. Isso porque não importa por qual área você opte, você sempre terá que lidar com ambas as coisas na vida.

Por mais que os contadores tenham tradicionalmente essa imagem de “calculistas”, o curso vai muito além disso. Na própria matriz curricular, se percebe a abrangência do curso, com disciplinas como Filosofia e Ética, Sociologia, Gestão e Introdução ao Direito. Isso ajuda a quebrar essa ideia das Contábeis como Ciências Exatas.

Uma boa coisa de se ter em mente é que nenhuma área de conhecimento é absoluta. Todas as áreas trocam entre si conhecimentos, métodos e informações, com os quais trabalham para responder suas perguntas ou resolver problemas. Isso acontece nas Contábeis e em qualquer outro curso.

Até porque, na verdade, o campo das Ciências Contábeis pertence às Ciências Sociais Aplicadas, assunto sobre o qual vamos falar a seguir.

2. As Ciências Contábeis são Ciências Sociais Aplicadas

Fora do ensino superior, é comum generalizarem os cursos entre Exatas e Humanas. Quando se entra na faculdade, entretanto, a percepção das trocas entre as áreas fica mais forte. Por isso outras classificações fazem mais sentido, como a de Ciências Sociais Aplicadas, da qual as Contábeis fazem parte.

Essa área trabalha com diversos métodos e informações para resolver problemas do meio social. As Contábeis se encaixam nessa área porque, ainda que se preocupem com números, elas só trabalham com eles se estiverem ligados à vida das pessoas, no cotidiano ou nas empresas. Exemplos de outros cursos dessa área são Arquitetura e Comunicação Social.

Essas categorizações das Contábeis refletem a sua função na sociedade. E, de fato, são várias as áreas de atuação dos contadores — veja a seguir!

Baixar ebook

3. Áreas de atuação muito além do guarda-livros

Como vimos, tudo na vida está ligado ao dinheiro, de uma forma ou de outra. Então, ao mesmo tempo, as Contábeis têm uma área muito simples e muito ampla — porque lidar com dinheiro é trabalhar com tudo que se liga a ele, e isso é pensar na economia. Faz sentido assim que, além do controle, a análise, a gestão e o planejamento participem da atuação dos contadores.

Com essa expansão na forma de ver as Contábeis, surgiram várias áreas de atuação. Algumas delas são:

Auditoria

Mais próxima do que se imagina sobre as Contábeis, é uma área que fiscaliza as contas do cliente, analisando registro nos livros e dados de balanço.

Contabilidade Ambiental

Um bom exemplo de atuação diferente do que se associa aos contadores, cuida do desempenho ambiental do cliente, controlando e planejando os gastos relacionados ao meio ambiente.

Contabilidade Gerencial

Registra e analisa as operações financeiras e patrimoniais, acompanhando as transações da empresa e sua gestão financeira.

curso-de-ciencias-contabeis.gif

Controle e Perícia

Coordena as operações fiscais e financeiras do cliente, lidando assim com impostos e com análises do cenário econômico geral ou específico do contexto.

Ensino

Pode tanto atuar nas empresas, ministrando cursos e treinamentos para funcionários das empresas, como também atuar com pessoas em geral, ajudando no controle do orçamento doméstico, por exemplo.

Não é à toa então que há tanta oferta de pós-graduações e especializações; essas são formas de aprimorar o conhecimento que se adquire na graduação para uma área específica e de se preparar para o mercado de trabalho.

4. Mercado de trabalho amplo e cheio de vagas

Aproveitando que citamos o mercado de trabalho, sempre é bom lembrar que, para as Contábeis, ele sempre é amplo. Entre as 10 profissões mais buscadas pelo mercado de trabalho, estima-se que mais de 90% das pessoas formadas já estejam contratadas em postos no mercado.

Além das várias áreas de atuação, os contadores estão presentes em diversos setores — das grandes empresas, como se associa comumente, até o setor cultural (ajudando em leis de incentivo à cultura, por exemplo) e o terceiro setor (em que cuidam da responsabilidade social).

5. As Contábeis também têm seus ídolos

Como normalmente ficam “atrás das coxias”, pouca gente sabe quem são os contadores que mantêm a economia funcionando. Mas existem verdadeiros ídolos na área, conhecidos pela carreira bem-sucedida, por inovações na área ou pela biografia extraordinária.

Em relação à biografia, talvez ninguém supere Silvio Santos. Pouca gente sabe, mas ele é muito bem formado em Contábeis para administrar todo seu império. Outros gurus da contabilidade praticamente mudaram o mundo, como Adam Smith. A lista é extensa: isso mostra como os contadores são importantes para a sociedade.

As curiosidades sobre Ciências Contábeis dariam um livro só seu, de tantas informações. Com elas conseguimos ter uma visão por dentro do curso de Ciências Contábeis e, assim, desmistificar aquela imagem mais que anacrônica que se associou a contadores.

Sabia que todos os cursos têm suas próprias curiosidades? Conhecê-las vai ajudar a entender melhor a sua área! Curta nossa página no Facebook e fique de olho nas dicas que compartilhamos lá!

Baixar ebook

Ciencias Contabeis

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.