BLOG DA GRADUAÇÃO

5 coisas que você deve saber sobre o curso de Gestão Ambiental

Postado por Bruno Soares de Abreu

Se você está pensando em se aventurar na área de gestão ambiental, precisamos te alertar que esse importante profissional, além de amante da natureza, é um grande e necessário executivo. Sua principal função é garantir que as grandes organizações utilizem com consciência os nossos recursos naturais, diminuindo o máximo possível o impacto gerado por elas no meio ambiente.

Agora que você já sabe um pouco sobre as atribuições do gestor ambiental, é hora de saber como é o curso que fornece os conhecimentos para esse profissional. Hoje, falaremos 5 coisas que você precisa saber sobre o curso de Gestão Ambiental. Confira!

gestor ambiental

Ele tem curta duração

A graduação em Gestão Ambiental, por ser tecnológica, ou seja, um curso que desenvolve competências profissionais mais específicas, tem uma duração reduzida em relação à graduação comum — geralmente de 2 ou 3 anos.

Porém, não se engane por achar que pela rápida duração o curso não consegue abordar todos os conhecimentos necessários para formar um profissional qualificado. Muito pelo contrário, por atender especificamente a uma demanda do mercado de trabalho, esse curso capacita o profissional para atuar no planejamento, gerenciamento e execução de atividades ambientais — corretivas e preventivas — dentro das empresas.

Não sabe ainda quais os critérios importantes na hora de escolher um curso ou uma faculdade? Nós podemos te ajudar. Saiba como escolher o melhor curso de gestão ambiental, agora mesmo!

Você vai estudar um pouco de Psicologia e Sociologia

Por formar gestores que trabalham diretamente com pessoas, o curso de Gestão Ambiental possui disciplinas como Comunicação Empresarial, Filosofia e Ética Profissional, Psicologia Organizacional, Sociologia das Organizações e muito mais. Essas disciplinas são extremamente importantes para construir um profissional íntegro, responsável e ético.

O gestor ambiental é a junção de um ambientalista com um executivo, pois precisa tomar decisões complexas o tempo todo. Saber como lidar com as pessoas, com a mídia e com o meio ambiente, nesse sentido, exige que o profissional seja muito transparente. Afinal, em casos de desastres ambientais, milhares de vidas são impactadas. Logo, a ética deve ser uma das suas principais atribuições.

Baixar ebook

Os números farão parte da sua rotina estudantil e profissional

Para calcular as probabilidades, construir relatórios e comprovar a redução dos custos, o gestor ambiental precisa ter habilidade com números. Disciplinas como Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística e Economia serão extremamente úteis na vida estudantil do aluno e na sua rotina de trabalho.

Vale lembrar que, além de reduzir impactos ambientais dentro das organizações, é uma das atribuições do gestor ambiental economizar e gerenciar os recursos hídricos e energéticos dentro das empresas. Nesses casos, a matemática se torna uma grande aliada para esse profissional.

O mercado de trabalho vai te acolher rapidamente

Com o tema sustentabilidade em alta nos portais de notícias e redes sociais, o número de empresas buscando profissionais qualificados para propor soluções mais eficientes tem crescido. Estima-se, ainda, que o número de vagas nesse setor deve se expandir ainda mais por conta das mudanças na legislação.

“O gestor é hoje uma profissão em ampla expansão em função das exigências legais, e tanto o setor público quanto o privado precisarão deste especialista” afirma Ana Cristina de Almeida Garcia, coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Unisinos. Você está pronto para se destacar nesse mercado?

Você poderá escolher o segmento para atuar

Os segmentos que mais contratam gestores ambientais no Brasil são: hospitais e centros de saúde, companhias de abastecimento de água e energia, mineradoras, portos, aeroportos, construtoras e fábricas de produtos plásticos, cerâmicas, cimentos, pré-moldados, entre outros. Ao concluir o curso de Gestão Ambiental, você poderá escolher qual desses segmentos deseja atuar e se especializar.

Devido ao grande número de oportunidades, o profissional que optar por seguir essa carreira, além de ser rapidamente absorvido pelo mercado de trabalho, conseguirá se especializar em uma determinada área e crescer rapidamente dentro das empresas.

Gostou dessas notícias? Já está cursando ou trabalhando na área de Gestão Ambiental? Compartilhe conosco as suas experiências, ficaremos felizes em trocar conhecimentos!

Baixar ebook

Gestao Ambiental

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.