BLOG DA GRADUAÇÃO

5 coisas que só o profissional de marketing pode fazer por uma empresa

Um bom departamento de marketing é essencial no sucesso de qualquer empresa que deseja crescer. Mas como se tornar um bom profissional de marketing? Aqueles que escolhem essa profissão devem ter perfis dinâmicos e não podem ter medo de aprender. É essencial que eles conheçam bem o negócio, seus clientes, os aspectos técnicos do que vende e também tenha um apurado senso de negócios.

O setor de marketing tem a difícil tarefa de fazer a empresa decolar, mas isso depende do que ele traz para a mesa. Se você deseja se destacar nessa área, é preciso entender pelo menos essas cinco coisas que só um profissional de marketing pode fazer:

Profissional de marketing

Gerar ideias realmente criativas

Marketing não é design nem propaganda, mas ainda assim a criatividade é essencial para esse profissional. Mas ela não pode estar limitada a apenas uma área. É preciso que o especialista consiga transitar pelos departamentos criativos e de produção e ter jogo de cintura para lidar com todos da empresa - do mais importante executivo ao mais novo estagiário - a fim de obter insights e ideias que realmente agreguem valor para a empresa como um todo.

Ter criatividade no caso do profissional de marketing  não significa sugerir ideias mirabolantes, pelo contrário, essa característica deve ser entendida como a competência de olhar para um problema antigo e encontrar a melhor solução.

Melhorar o faturamento do seu negócio

Em tempo de crise, o primeiro lugar em que se buscam soluções para driblar o período de baixa nas vendas é no departamento de marketing. Isso acontece porque esses profissionais estão tão integrados a empresa e a conhecem como ninguém, que são as pessoas mais adequadas para avaliar se a estratégia da empresa está no caminho certo, ou o que é preciso ser feito para melhorar os desempenhos.

Comparando estratégias e resultados, esses profissionais conseguem apontar o que a empresa está fazendo errado e como mudar isso a tempo de recuperar vendas e até mesmo aumentar o faturamento.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Posicionar a marca da melhor maneira

O profissional de marketing é responsável pela forma como as marcas são vistas pelo mundo. É ele que cria estratégias de posicionamento e avalia se elas estão dando o resultado esperado, comparando análises de mercado e relatórios de venda, entre outras.

Se quiser se destacar aqui é bom ter habilidade com números e amplo conhecimento de branding, tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Seu trabalho, afinal, é todo voltado para transformar a marca em sinônimo do que ela vende — entenda melhor sobre isso no tópico seguinte.

Entender para quem ele vende

Saber para quem você vende atualmente é essencial para definir para quem você vai vender amanhã. O profissional de marketing precisa ter um entendimento extenso do público-alvo: como ele percebe sua marca? O que o fez escolhê-la entre tantas? Como se pode atrair novos negócios sem perder os clientes atuais?

Um bom profissional de marketing deve estar preparado para responder a esses tipos de questões com frequência.

E acima de tudo: o profissional de marketing precisa entender a concorrência

Para conquistar novos mercados, ainda, é preciso estar atento ao ambiente de concorrência atual. O profissional de marketing deve ter conhecimento suficiente para avaliar o desempenho de seus competidores, de forma ampla. Quais acertos deles gostaríamos que fossem acertos nossos? Como podemos aprender com seus erros?

Essas e outras respostas são dadas pelo especialista em marketing, o que demanda uma formação completa, seja por meio de especializações ou graduações que ofereçam os instrumentos para que ele domine esses conceitos.

Tinha ideia do quanto um bom profissional de marketing é importante para o sucesso das empresas? Compartilhe com a gente sua opinião e continue acompanhando o blog, queremos lhe ajudar a encontrar a profissão que mais combina com você!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.