5 certificados essenciais para a área de Redes de Computadores

Todo profissional que quer atuar com redes e conectividade, além de possuir um curso qualificatório em Redes de Computadores, precisa ter algumas certificações que atestem sua capacidade para disputar as oportunidades no mercado de trabalho. De acordo com estudo da Cisco, em 2015, abriam espaço para cerca de 117 mil profissionais da área.

Mas, o que são certificações ou certificados? Genericamente falando, são documentos que comprovam que um profissional é capacitado para atuar em uma determinada área do conhecimento. Geralmente, esses documentos são concedidos por órgãos e empresas muito respeitados no meio de TI, como a Oracle, a Microsoft, a Novell, a Cisco, a SAP, o PMI, entre outras. Estas entidades têm centros educacionais que dão aulas e testam, por meio de provas, a absorção do conhecimento e, ao final, se o profissional for bem, concedem o certificado.

Redes de computadores

Encontre o caminho profissional com as certificações

Se você já é um profissional ou está fazendo o curso de Redes de Computadores, os certificados podem lhe ajudar a encontrar um foco em sua carreira. Ou seja, como são muitas as ramificações da profissão, criar uma linha de aprendizagem e buscar certificações pode ser uma maneira de direcionar a sua trajetória profissional.

Além disso, buscar certificados em redes pode ser uma ótima maneira de testar os seus conhecimentos e trazer a confiança que precisa para galgar voos maiores na profissão.

Dito isso, vamos a alguns dos principais certificados em Rede de Computadores que não devem faltar no seu currículo:

1 - Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE)

Esta certificação concedida pela Microsoft abrange administração de sistemas (em nível de desktop e de servidor), bem como serviços especializados em nuvem (cloud computing), plataforma de dados e negócios inteligentes (SQL Server), comunicação e SharePoint.

Também atesta os conhecimentos em Windows Server para infraestrutura de desktop, servidores e nuvem privada. É essencial para quem atua com administração de redes, pois nela estão envolvidos os conhecimentos de ponta.

2 - Cisco Certified Network Professional (CCNP)

Esta certificação representa o grau intermediário da pirâmide de carreira da empresa Cisco Systems, fornecedor líder em equipamentos de redes. É concedida aos profissionais de redes, que trabalham na empresa e também que atuam com os produtos dela, após três etapas de testes teóricos: Routing, Switching e Trouble Shoot.

Baixar ebook

3 - Red Hat Certified Engineer (RHCE)

Uma das mais prestigiadas certificações open source do mundo, a RHCE é baseada no desempenho de implantação e gestão de sistemas. Ela atesta, entre outras coisas, que o profissional de redes está apto a configurar rotas estáticas, filtro de pacotes e tradução do endereço de rede e configurar sistemas para fornecer serviços de rede.

4 - Linux Professional Institute (LPIC 1 e 2)

Em seu nível 1, esta é a certificação que valida a capacidade do profissional de TI para realizar tarefas de manutenção com a linha de comando, instalar e configurar um computador com Linux e ser capaz de configurar uma rede básica.

Já no nível 2, ela valida a capacidade de administrar redes mistas de pequeno a médio porte.

5 - ITIL Fundations

É uma certificação voltada para a gestão de serviços. Para os profissionais de redes de TI, ela atesta a capacidade de gerenciar serviços de redes.

Para finalizar, é também importante saber que os profissionais certificados são mais valorizados no mercado e têm médias salariais superiores aos que não possuem certificações. De acordo com um estudo da Microsoft, 86% dos contratantes preferem profissionais certificados e 91% incluem certificações, além do curso de Redes, como prerrequisitos para entrevistar candidatos.

Como estão as suas certificações? Você tem mais alguma dúvida sobre o curso de Redes e certificados na área? Deixe um comentário, teremos prazer em auxiliar você!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.