BLOG DA GRADUAÇÃO

5 características que o profissional de Redes de Computadores deve ter

Não é segredo para ninguém que o mercado de TI está em alta. E como as universidades e escolas técnicas não conseguem atender a demanda do mercado, acabam sobrando vagas bem remuneradas devido a falta de profissionais qualificados.

Uma das áreas mais promissoras, principalmente devido ao boom da computação em nuvem nos últimos anos, é a de Redes de Computadores. Segundo reportagem do Olhar Digital, o Egenheiro de Redes está entre as 9 carreiras de TI que mais prometem em 2015. Outra reportagem da Revista Exame afirma que entre os 10 profissionais (muito) raros no Brasil, figura o profissional especializado em computação em nuvem. Como você pode ver, as oportunidades existem. Mas quais são as características que todo profissional de redes precisa ter?

redes de computadores

1. Seja um especialista

O universo da tecnologia da informação é muito vasto. Mesmo para o profissional formado em um curso de redes de computadores, as opções são muito amplas. Existem diversos tipos de redes em que você atuar. Por isso é importante você escolher uma área dentro desse universo e se especializar. Dessa forma fica mais fácil você obter um conhecimento mais aprofundado e acompanhar novidades da sua área. E uma vez que você tenha se especializado, corra atrás de uma certificação.

As certificações funcionam como títulos que indicam se um profissional é um especialista em determinado produto, serviço ou tecnologia. Serão um diferencial para sua carreira e, principalmente, na hora de buscar uma colocação no mercado, pois as empresas tendem a valorizar mais os profissionais certificados.

Baixar ebook

2. Fique atento ao mercado

A cada ano surgem novas tecnologias no mercado, tornando os ambientes de TI cada vez mais complexos e dinâmicos. Essas mudanças têm sido cada vez mais frequentes, o que pode impactar diretamente a sua carreira. Afinal de contas, qual empresa gostaria de ter um profissional desatualizado em seus quadros?

Por isso é importante acompanhar as novidades que são introduzidas no mercado, fazer cursos de atualização, reciclagem e renovar suas certificações. A regra é estudar sempre, para não ficar para trás em relação ao mercado.

3. Aprenda a trabalhar em equipe

Trabalho em equipe não é mais um diferencial no mercado. Trabalhar em equipe é a regra em qualquer organização. Por isso é importante que você desenvolva habilidades para trabalhar em equipe. Quase todos os projetos de TI exigem equipes multidisciplinares para serem executados. Ao longo da sua carreira você precisará lidar com profissionais das mais diversas áreas, que possuem habilidades diferentes, que se comunicam de forma diferente e que possuem expectativas diferentes. Saber trabalhar com estes profissionais para alcançar um objetivo em comum vai fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso da sua carreira.

4. Domine a comunicação

Não adianta ser o melhor profissional de redes de computadores que existe, se você não sabe vender o seu peixe. Além de buscar os técnicos mais capacitados do mercado, as empresas buscam profissionais que saibam se comunicar bem. Que conseguem explicar assuntos complexos de forma clara. Uma boa comunicação vai colocar a sua carreira em evidência. Mas não se engane, dominar a comunicação exige estudo e, principalmente, muita prática. Por isso comece a praticar desde agora.

5. Tenha visão de negócio

As empresas de TI esperam que os profissionais entendam do seu negócio. Elas esperam que você ajude com suas habilidades a encontrar soluções para diminuir custos, aumentar os lucros e garantir o crescimento da empresa. Ter o conhecimento do negócio é vital para que você consiga tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Estas são 5 das características que um profissional de rede precisa ter para se dar bem no mercado e na carreira. E você? O que achou destas características? Deixe um comentário no post. Gostaríamos de saber a sua opinião.

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.