BLOG DA GRADUAÇÃO

5 características que todo profissional de Logística deve ter

A logística, que era considerada como uma área completamente operacional, responsável por grande parte dos custos de uma empresa, passou por diversas transformações e hoje integra uma parte fundamental do planejamento da empresa.

Junto com a evolução dessa área e a redefinição do seu conceito, o profissional de logística também passou a ter um novo perfil, que envolve características que vão muito além do conhecimento técnico necessário para a execução de suas atividades. No nosso artigo de hoje, vamos falar de 5 dessas características e qual é a sua importância. Quer saber quais são? Então confira agora mesmo:

profissional de logística

Capacidade para trabalhar sob pressão

Por ser uma área muito dinâmica que requer respostas rápidas às questões cotidianas, muitas vezes o profissional da área precisa lidar com pressão por resultados e pela urgência de determinadas situações. Então, saber trabalhar sob pressão e conseguir entregar bons resultados talvez sejam as principais características buscadas nesse profissional.

Graduação

A experiência, ou seja, o conhecimento prático é muito importante, mas a capacitação e a busca por mais conhecimento teórico ajudam a compor um profissional diferenciado, que realiza melhor suas atividades, possui uma base maior para a resolução dos problemas e contribui ativamente para a melhoria dos processos.

Na área de logística, o curso tecnológico é a melhor opção para quem deseja uma graduação focada na área e com uma duração menor do que a de um curso bacharelado.

Baixar ebook

Dinamismo

Dificilmente a área de logística se limita a seguir rotinas bem definidas, com lista de afazeres. Diariamente, surgem situações inesperadas e problemas que não haviam sido previstos. Logo, o dinamismo também entra na lista das características que o profissional de logística deve ter.

É esse dinamismo que permite que outras tarefas prioritárias sejam iniciadas, antes mesmo que as outras em andamento sejam finalizadas, além de contribuir na gestão e acompanhamento de cada uma delas. Por esses e outros motivos que toda empresa precisa desse profissional.

Boa habilidade de comunicação

A área de logística requer que a comunicação flua constantemente. Além disso, o contato com outras áreas, fornecedores e parceiros deve ser feito o tempo todo. Portanto, uma das características do profissional de logística que se espera, é uma boa comunicação. Um profissional que seja capaz de transmitir as ideias de forma clara, compreensível e objetiva.

Proatividade

Apesar de ser uma característica necessária a qualquer profissional, essa é ainda mais relevante em relação ao profissional de logística. É importante que ele saiba se antecipar aos problemas, consiga realizar e resolver suas atividades sem que precise estar sob constante supervisão e comandos de seu gestor. Outro ponto importante é a compreensão sobre a rotina de outras áreas e como elas interferem em suas atividades.

Com o desenvolvimento da área de logística nas empresas e o aumento de sua importância na participação e contribuição para os resultados, a necessidade de profissionais qualificados e capacitados é cada vez maior. Basta observar o perfil de profissionais da área há 10 anos e o tipo de colaborador que as empresas buscam para integrar o seu quadro de funcionários nos dias de hoje.

Você possui algumas dessas características? Quais outras qualidades você considera indispensáveis a um profissional de logística? Aproveite os comentários e nos deixe saber quais são as suas opiniões sobre esse assunto!

Baixar ebook

Logistica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.