BLOG DA GRADUAÇÃO

5 aplicativos interessantes para estudantes de Design de Interiores

Postado por Pablo Nogueira

Como a área de design é especialmente recheada de novidades e tendências, profissionais, estudantes ou mesmo meros curiosos precisam se manter constantemente atualizados. E com o mercado de decoração se mostrando cada vez mais aquecido, o universo do Design de Interiores simplesmente não tem como fugir da influência dessas inovações, o que interfere diretamente no cotidiano dos profissionais da área  e os estudantes do curso!

Aplicativos Design de Interiores

Mas sabia que hoje existem inúmeros recursos que podem ajudá-lo nessa missão? Acompanhe nosso post de hoje e conheça 5 desses apps:

Home 3D

No Home 3D você não só cria cômodos que se aproximam muito da realidade do ambiente que pretende projetar. Nele você pode customizar os espaços, mudando portas e janelas, alterando as cores das paredes e testando o efeito de um ou outro revestimento, facilitando assim a visualização do projeto como um todo. Ao final você pode, inclusive, arquivar as plantas no Dropbox! Legal, não é mesmo?

Vale destacar que esse aplicativo está disponível apenas para o sistema iOS e são cobrados cerca de 4 dólares para seu download.

Mark On Call

Esse app é para quem costuma ficar em dúvida a respeito dos tamanhos de móveis e objetos que desejam inserir nos espaços. Ou para quem simplesmente curte analisar alternativas diferentes, testando outras formas, estampas e dimensões. Seu uso é super simples: você enquadra o que quiser por lá e em seguida pode arrastar, projetar e criar diversas combinações até encontrar a solução perfeita.

Você pode, por exemplo, tirar foto de um tecido e inseri-lo sobre um piso ou uma superfície qualquer, simulando um tapete. Não parece o máximo?

O Mark On Call está disponível para iOS e custa cerca de 3 dólares.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE

Carpet & Floors Calculators

Para os designers de interiores que não querem perder tempo com o cálculo da quantidade de materiais gastos para trocar pisos e carpetes, esse aplicativo é uma mão na roda! Afinal de contas, com essa calculadora só é preciso inserir algumas informações básicas para ter como resultado a quantidade aproximada de azulejo, carpete ou papel de parede ideal. Muito prático, não é mesmo?

Homestyler Interior Design

Se você está sem inspiração para dar um up em seus trabalhos, esse aplicativo é absolutamente ideal. Por meio dele você tem acesso a diversas ideias e até projetos completos de design para ficar por dentro de dicas e tendências do universo da decoração. Isso sem contar que você também pode criar suas próprias sugestões para compartilhar com os demais usuários. É um ótimo programa para mostrar para os clientes um panorama do ambiente todo ou mesmo a composição com algum móvel específico antes de o projeto ser colocado em prática.

Está disponível para sistemas Android e iOS, além de poder ser baixado como um programa para computadores em geral.

Floor Plan Creator

Esse aplicativo é uma excelente ferramenta para colocar um trabalho apenas idealizado em perspectiva prática, podendo ali rascunhar o projeto por completo. O funcionamento do app é bem intuitivo, permitindo o planejamento do ambiente com o acréscimo de diversos modelos de objetos, de modo a criar uma decoração em 2D fácil de ser alterada. Você pode usar as criações já previamente estabelecidas ou até usar uma caneta para desenhar manualmente o que deseja, tudo com o objetivo de chegar a um projeto o mais próximo da realidade possível. Além do mais, seus trabalhos ainda podem ser armazenados no Dropbox e compartilhados nas redes sociais!

O Floor Plan Creator é gratuito e funciona em qualquer aparelho com Android 2.3 Gingerbread ou superior.

E aí, já testou algum desses aplicativos para designer de interiores? Conhece algum outro que acha que simplesmente não poderia ter ficado de fora da nossa lista? Comente aqui e compartilhe conosco!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.