BLOG DA GRADUAÇÃO

4 tipos de logística que você tem que conhecer

Postado por Yuri Laio

A área de logística por ser bastante diversificada e abrangente — incluindo muitas modalidades de gestão —  tem feito com que o curso tecnólogo da área seja igualmente promissor.

Está pensando em dar esse rumo para sua vida profissional, mas quer saber mais sobre a área para garantir que é mesmo uma boa opção antes de tomar uma decisão definitiva? Então confira agora mesmo este post e fique por dentro das diferentes possibilidades que o mercado tem a oferecer!

Talvez você não saiba, mas a Logística, é uma área que se encarrega de muitas atividades, que podem ir desde a produção de material à entrega de produtos para setores militares! Porém, existem, basicamente, quatro tipos de logística principais, sendo que cada um destaca um aspecto diferente. Veja só:

Tipos de logística

Logística para abastecimento

A logística para abastecimento tem relação direta com o planejamento e o gerenciamento de materiais que serão necessários em local e horário previamente definidos. Essa área de conhecimento inclui o armazenamento e o transporte de matéria prima, além de um eficiente meio para avaliação do nível de abastecimento em diferentes fases do projeto. Esse tipo de logística tem sempre com objetivo de garantir que o fluxo de materiais esteja de acordo com a demanda.

Além disso, ela é responsável, também, por buscar fontes de suprimento para reduzir os custos dos projetos.

Baixar ebook

Logística de produção

A logística de produção administra as etapas que unem os materiais distribuídos. Esse trabalho inclui a coordenação do processo de montagem e de fabricação, além da administração do espaço para aplicações, como no caso da produção militar.

Na área de construção, tal logística é responsável por preparar o material para gerenciar uma determinada fase de obra em desenvolvimento.

Logística reversa

Esse tipo de logística se encarrega de recuperar suprimentos e materiais em um processo de montagem ou produção, sendo responsável por reintegrar essa mercadoria ao estoque e remover o excesso. É usada com frequência para o planejamento de estratégias de saída, assim como para a coordenação do deslocamento de materiais e de ferramentas de volta para o local de armazenamento. Essa área mantém um olho na sustentabilidade.

Imagine, por exemplo, uma empresa que fabrica pneus e deve receber de volta suas mercadorias já usadas. Nesse contexto, o cliente deve encaminhar o material usado para pontos específicos de coleta — que podem até mesmo ser instalados no local da compra —, onde mais tarde serão recolhidos pelo fabricante. Esse fabricante, por sua vez, será responsável pela reutilização dos pneus novos. O papel da logística reversa dentro desse cenário é impedir que os pneus sejam jogados fora em terrenos ou rios, poluindo o ambiente.

Logística de distribuição

A logística de distribuição envolve a administração da maneira com que o material armazenado é efetivamente distribuído. Outras questões importantes desempenhadas pelo setor incluem o acompanhamento do estoque, a verificação acerca da responsabilidade de uso — registrando a utilização do abastecimento, por exemplo — e a própria movimentação dos materiais, dentre outros.

Uma graduação em Logística prepara o profissional para atuar plenamente na área — que vem mostrando ser, cada dia mais, de importância fundamental dentro de muitos setores administrativos organizacionais —, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento e o progresso de qualquer negócio. Pronto para ser bem-sucedido em sua carreira e mudar sua vida?

Baixar ebook

Logistica

Yuri Laio

Yuri Laio

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB. Cursou Financial Engineering & Risk Management pela Columbia University (2016) e é membro do Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados (LabMeQA). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba. É Perfeccionista; Analítico e bastante otimista; Tem o Poker como uma grande paixão, por se tratar de uma modalidade de esporte mental.