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4 principais desafios da Gestão Pública

Trabalhar na administração pública é o sonho de muitos que desejam ter uma carreira sólida, segura e estável. Entretanto, essa carreira não é constituída apenas de vantagens, os desafios da Gestão Pública são diversos e complexos.

O gestor público, nesse sentido, precisa adquirir habilidades para saber contornar, de forma ética e transparente, os problemas que surgem em seu dia a dia.

Veja, a seguir, 4 principais desafios que todo gestor ou profissional da área pública vai, mais cedo ou mais tarde, ter que superar. Acompanhe!

Desafio Gestão Pública

1. Garantir igualdade social nas políticas públicas

O papel do Estado é, basicamente, garantir que os interesses da coletividade sejam atendidos. Apesar de ser uma função nobre, esse é um objetivo bem difícil de ser alcançado.

A iniciativa pública trabalha em busca de atender diversas necessidades da sociedade, como: garantir segurança, bem-estar, saúde e educação e, muitas vezes, fazer intervenções de grande porte e alta complexidade na economia.

Essas atividades impactam diretamente na vida das pessoas, geralmente a médio e longo prazos.Dessa forma, o profissional que trabalha diretamente na elaboração de políticas públicas precisa estar atento para que as soluções propostas não prestigiem exclusivamente determinados setores em detrimentos a outros.

2. Prestar atendimento de qualidade ao cidadão

Eficiência é um dos princípios da Administração Pública, o qual foi inserido na Constituição Brasileira através da Emenda Constitucional n° 19/1998, comumente conhecida como Reforma Administrativa.

Diz-se como eficiente algo que produz bons resultados. E, nessa perspectiva, a gestão pública tem muito a melhorar em termos de qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, a Administração Pública necessita de profissionais capacitados e aptos a prestarem um serviço de atendimento eficiente, tanto em âmbito municipal quanto estadual, para que os processos e garantia que a população tenha acesso a serviços de qualidade sejam potencializados.

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3. Prover uma gestão mais participativa

Políticas públicas são instrumentos administrativos e gerenciais por meio do qual o gestor público prevê limites, normatiza condutas e organiza atividades que influenciam diretamente a vida dos cidadãos.

E é justamente por esse motivo que o profissional da área pública deve fomentar a participação e colaboratividade do cidadão nas decisões e ações governamentais, já que serão eles os impactados diretamente por estas políticas.

Dessa forma, se o profissional que atua na área pública não tiver uma base sólida — tanto em nível de conhecimento quanto de experiência —, ele não será capaz de propor soluções adequadas à população. Eis então que surge mais um outro grande desafio da área.

4. Capacitar os recursos humanos da área pública

O sábio Paulo Freire escreveu que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. Essa frase dispensa explicações e se aplica perfeitamente à área pública.

O profissional que atua no setor público precisa controlar uma série de variáveis para tomar decisões acertadas e propor soluções aplicáveis. E o conhecimento nesse caso é fundamental. Tanto o gestor, que atua no delineamento de políticas públicas, como o profissional que atua na execução propriamente dita dessas políticas, precisam estar em um processo contínuo de educação.

Resumindo: todo e qualquer profissional que deseja lançar-se na área deve estar ciente dos desafios da Gestão Pública, que se materializarão em sua frente a todo momento. E mais: deverão descobrir formas de contorná-los da melhor maneira possível, sob pena de incorrer em erros que podem ter repercussões sobre toda uma população.

A capacitação é, portanto, uma palavra de ordem para esse tipo de profissional. Manter-se sempre atualizado, com habilidades e conhecimentos em dia, é um requisito indispensável para gerir eficientemente os recursos públicos, garantindo assim qualidade nos serviços prestados.

Já deu para perceber que os desafios da Gestão Pública são muitos, não é mesmo? Você, que é gestor público, atua como um profissional de gestão pública ou está matriculado em um curso de Gestão Pública, está preparado para enfrentar os desafios da área? Compartilhe conosco sua experiência, deixando um comentário em nosso post!

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Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.