BLOG DA GRADUAÇÃO

4 motivos para você fazer Design de Interiores

Postado por Pablo Nogueira

Você é preocupado com seu futuro profissional, quer se destacar na sua área de atuação e ter uma carreira de sucesso? Ótimo! Esse é o primeiro passo para se tornar um designer reconhecido. Mas se apesar de todo esse desejo e de uma forte inclinação para a área de Design de Interiores, você ainda está indeciso se essa escolha vale mesmo a pena, precisa conferir o nosso post de hoje. 

Designer de Interiores

Preparamos aqui uma lista imperdível com 4 motivos para ajudá-lo a descobrir que o curso de Design de Interiores vale a pena sim! Quer descobrir que motivos são esses? Então confira!

Áreas de atuação: um mundo de opções

Um excelente motivo para abraçar a carreira de designer sem medo de ser feliz são as diversas possibilidades de áreas de atuação existentes. A mais conhecida envolve decoração e ambientação, ramo em que o profissional trabalha aliando estética, conforto e funcionalidade para elaborar projetos residenciais e comerciais de acordo com as demandas dos clientes.

Já nas empresas de Design, o trabalho envolve a criação de móveis planejados, objetos decorativos ou mobiliários exclusivos. O setor hoteleiro e as empresas de propaganda baseada em objetos (visual merchandising) também demandam esse tipo de profissional. E até com cenografia o designer pode trabalhar! No caso, comporá cenários de filmes, peças de teatro e programas de televisão.

E a verdade é que, com todas essas opções, a inserção no mercado de trabalho acaba sendo quase instantânea. Aí está um excelente motivo para escolher essa carreira, não concorda?

Empreendedorismo: caminho para uma carreira autônoma

Fato é que o mercado de trabalho acabou sentindo bastante os efeitos da crise econômica. Mas por mais que essa seja uma fase difícil, ao mesmo tempo abre caminho para novas possibilidades, sabia? E o empreendedorismo é uma delas.

O profissional pode empreender no mercado de Design de Interiores montando uma consultoria junto a fábricas de móveis sob medida, por exemplo. Mas atenção: apesar de ser um excelente caminho, o ideal é que o designer só se lance no ramo da consultoria autônoma quando já tiver um certo tempo de experiência profissional, tendo construído um nome no mercado e explorado diversas oportunidades.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE

Criatividade: um estímulo ao profissional versátil

Rotina e repetição são duas características que passam bem longe do profissional da área de Design de Interiores que, por trabalhar propondo ideias e soluções, desenvolve uma visão prática, com a criatividade sempre em alta. Como cada projeto é diferente, o profissional acaba tendo a garantia de que sempre trabalhará com novidades.

De fato, essa é uma carreira bastante promissora, que estimula a criatividade e o lado imaginativo dos profissionais, ideal para quem tem um perfil mais arrojado e inovador.

Custo x benefício: uma relação pra lá de proveitosa

Um outro motivo que pode ser decisivo na escolha do seu curso superior é a relação entre custo e benefício. E, nesse quesito, o curso de Design de Interiores também manda super bem, pois você não precisará adquirir uma montanha de materiais ou equipamentos nem durante a graduação nem depois de formado, durante sua vida profissional.

Para exercer bem a função, basta ter um bom computador para acessar com agilidade os softwares e aplicativos da área, ter uma boa ideia na cabeça e pronto: você estará preparado para enfrentar os desafios que a profissão de designer de interiores oferece.

Por todos esses motivos, já deu para perceber claramente que o curso de Design de Interiores vale a pena, não é mesmo? Por isso, não vacile! Inicie sua carreira com o pé direito fazendo um bom curso! Você inclusive pode optar por fazer um curso com formação de tecnólogo em Design de Interiores e gastar bem menos do que gastaria se optasse por um curso superior tradicional (bacharelado).

E aí, já está decidido? O curso de Design de Interiores é mesmo a sua praia? Comente aqui e nos conte os motivos que o levaram a escolher essa profissão! Participe!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.