BLOG DA GRADUAÇÃO

4 dicas de decoração que só o Design de Interiores pode te ensinar

Postado por Pablo Nogueira

Muitas pessoas acham que basta ter bom gosto e alguma noção de estética para trabalhar como decorador de ambientes. Entretanto, os profissionais que atuam na área possuem, além de um olhar clínico sobre formas, cores e texturas, uma paixão pela área, e, claro, conhecimentos técnicos adquiridos por meio de estudos para saber planejar, organizar e criar espaços seguindo normas e padrões. Tudo isso para construir ambientes bem aproveitados que causem harmonia e bem-estar nas pessoas que o frequentam.

Dicas de decoração e design de interiores

Se você tem interesse pela área e quer saber um pouco mais sobre Design de Interiores, confira no post a seguir 4 dicas de decoração que só o Design de Interiores pode te ensinar!

Harmonizar espaços

Um designer de interiores qualificado sabe estruturar objetos e móveis de forma harmoniosa e ao mesmo tempo funcional. Sendo assim, ele conhece muito de desenho e de espaço e sabe aplicar as texturas, estampas, formas e cores certas em móveis, objetos e estruturas a fim de não criar um ambiente monótono ou sem um fim específico. Ele pensa em cada detalhe para produzir um lugar confortável e ao mesmo tempo prático e estratégico.

Analisar a funcionalidade de cada ambiente

Geralmente, as pessoas imaginam que para decorar um espaço é só pegar algumas dicas e referências pela internet ou em revistas de decoração e inseri-las no ambiente. Porém, para conseguir decorar qualquer local de forma eficiente, o designer de interiores analisa, antes de mais nada, qual será a sua função — que tipo de pessoa frequentará o lugar e para que ele será concebido.

O designer de interiores qualificado desenvolve o seu senso de estética e por isso sabe observar cada ambiente e, a partir da sua estrutura e da necessidade dos usuários ou moradores, definir o mobiliário e objetos decorativos ideais para atender à finalidade do cômodo.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE  

Saber escolher as melhores cores

Outro fator relevante que é levado em conta pelo profissional de Design de Interiores, por meio de estudo e conhecimento, é a escolha das cores. Elas são as responsáveis por transmitir sensações para quem está no ambiente e, além disso, são utilizadas para aumentar ou diminuir espaços visualmente. Desta forma, achismos e gostos pessoais não entram em pauta na hora de decorar um ambiente que realmente passe a ideia de agradável e funcional.

Ter olhos na sustentabilidade

A consciência ambiental é um assunto que vem ganhando espaço ultimamente e é uma das preocupações que os profissionais hábeis para atuar na área estudam para colocar em prática, sejam em ambientes comerciais ou residenciais.

Nesse sentido, elaborar projetos que priorizam a iluminação e ventilação natural e apostar em soluções sustentáveis na decoração como objetos e mobiliários produzidos com materiais ecologicamente corretos, como madeira de demolição e fibras naturais, por exemplo, são ações estudadas de forma precisa e bem pensada pelo decorador de ambientes.

Como vimos, para ser um bom designer de interiores, os profissionais da área aprimoram bastante as suas habilidades e noções de estética e desenho. Então, se você quer trabalhar com Design de Interiores, vale a pena investir em uma formação que te dará base para atuar como um profissional mais competente e bem visto no mercado.

Gostou das nossas sugestões? Já pensou em fazer o tecnólogo de Design de Interiores? Compartilhe com a gente as suas dúvidas e continue navegando aqui no blog!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores  

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.