BLOG DA GRADUAÇÃO

4 curiosidades sobre Tecnologia da Informação que você precisa saber

Que computadores, smartphones e tablets simplesmente não existiriam sem os avanços dos últimos anos você certamente está cansado de saber. Mas será que sabe também que isso é só a pontinha do iceberg? A verdade é que ainda são muitos os detalhes que acabam passando despercebidos na linha do tempo do mundo tech, área que faz os corações de milhares de estudantes de TI pularem mais alto.

Que tal desvendar alguns desses segredinhos agora mesmo? Então continue a leitura e conheça as curiosidades sobre tecnologia da informação que separamos especialmente para você:

curiosidades gestão de TI

A verdade sobre o envio de mensagens no WhatsApp

Uma das principais preocupações dos usuários de computadores hoje em dia diz respeito à segurança digital. E é exatamente nesse contexto que companhias de TI buscam deixar suas soluções cada vez mais seguras e confiáveis, sempre contando com o auxílio de profissionais especializados. E esse é o caso do WhatsApp! O aplicativo de mensagens mais popular do mundo usa um tipo de criptografia chamada “ponta a ponta”, que praticamente impossibilita a captura (e leitura) das mensagens enviadas. E esse bloqueio vale, inclusive, para a própria empresa que mantém o app.

Esse avanço se tornou possível após o fechamento de uma parceria com a organização sem fins lucrativos Open Whisper Systems. A partir daí, por meio do TextSecure — uma tecnologia de segurança open source —, a mensagem recebe uma chave de criptografia disponível apenas nos telefones envolvidos. Como resultado, centenas de milhares de usuários podem compartilhar informações com a segurança de que somente eles terão conhecimento do conteúdo enviado. Não é legal?

Baixar ebook

A importância da informação para a gestão de TI

Em 2015, termos como Big Data, Internet das Coisas e aprendizado de máquina tomaram conta do debate sobre tecnologia corporativa. E, nesse meio tempo, gestores de TI ganharam acesso a ferramentas que permitem a análise rápida de dados obtidos em computadores, telefones e sites de internet. Assim, especialistas em TI podem, hoje, traçar o perfil de consumidores, entender melhor o funcionamento de grandes complexos industriais e melhorar estratégias comerciais com o uso de sistemas digitais complexos em apenas alguns segundos, transformando a informação no ativo mais precioso das empresas.

O grande nome por trás da invenção do mouse comercial

No início da década de 1980, a maioria dos computadores possuíam interfaces gráficas compostas por linhas de comando. Sabe quem mudou isso? A Xerox! A empresa foi uma das primeiras a usar o mouse como dispositivo de interação com máquinas. Mas apesar dos esforços da Xerox e da Microsoft para criar sistemas compatíveis com o periférico, foi só em 1984 que o mouse começou a ganhar o grande público, eventualmente se tornando uma das principais maneiras de interagir com um PC.

O início de carreira inusitado de uma das diretoras da Google

Diane Greene, ex-CEO da VMware e membro do conselho-diretor da Google, começou sua carreira como catadora de carangueiros! Mestre em Arquitetura Naval e Ciência da Computação, a investidora americana possui uma longa ligação com o mar, inclusive já tendo vencido o National Double-Handed Dinghy, velejando nos Estados Unidos, e outros campeonatos na divisão feminina do torneio San Francisco Classic, de windsurf!

Simplesmente inimaginável, não é mesmo?

E você, conhece outra curiosidade sobre Tecnologia da Informação que gostaria de compartilhar conosco? Comente aqui e enriqueça nosso post!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.