Conheça 3 previsões sobre o futuro das redes de computadores!

Para falarmos especificamente sobre o futuro das redes de computadores, é preciso, antes de mais nada, contextualizar. Pense bem: com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia e das conexões de redes, não apenas os computadores passaram a estar conectados, mas também uma infinidade de outros dispositivos — como celulares, carros e até geladeiras!

Essa verdadeira revolução tem conectado tudo e todos. E cada vez mais, tem utilizado combinações tecnológicas pouco prováveis para possibilitar essas conexões. Não parece que já estamos vivendo o futuro? Mas acredite: ainda tem mais!

Em relação ao futuro, então, deve-se pensar muito além dos computadores, focando na conexão entre outros recursos que contenham ou possam conter conectividade. Olhe ao redor e veja as infinitas possibilidades de conexão e as oportunidades para quem ainda está apenas estudando para se tornar um profissional de Redes de Computadores. Curioso para conhecer algumas das previsões para o futuro dessa conectividade? Então veja o que preparamos a seguir:

Futuro das redes de computadores

Roteadores e gateways domésticos se tornarão obsoletos

Como os usuários acabam por possuir diversos dispositivos portáteis que precisam se comunicar em diversos lugares, a instalação de roteadores e outros equipamentos fixos dentro de uma casa para gerenciar o tráfego deixará de fazer sentido.

Em um futuro não tão distante assim, esses dispositivos passarão não só a se comunicar uns com os outros como a se conectar diretamente à internet com máxima facilidade. Para tanto, bastarão poucos pontos de fornecimento de conexão em locais específicos da cidade para que os dispositivos sirvam como roteadores — é o que os estudiosos chamam de tecnologia Machine to Machine (M2M).

Baixar ebook

Exigências de conectividade flexibilizarão as redes

Para John Healy, diretor de SDN da Intel, a infraestrutura de redes terá que ser muito mais flexível em termos de provisionamento de recursos, com o propósito de apoiar esse aumento contínuo em dispositivos e conectividade.

A previsão é de que computadores, ativos ou recursos de rede e de armazenamento tenham que ser colocados à disposição do consumidor de serviços, independentemente da sua localização geográfica e da hora do dia. Isso já vem acontecendo, ainda que em escala menor, com a computação em nuvem. Assim, se você achava que a nuvem era o limite, chegou a hora de repensar seus conceitos!

Cada usuário terá sua própria nuvem

Nessa perspectiva, a rede vai se tornar uma nuvem (centros de dados) pessoal. Assim, a capacidade de assistir a vídeos de alta definição, por exemplo, no dispositivo certo e no momento certo será ativada por uma rede que responde a essa necessidade. Isso será possível graças a uma rede integrada de gestão e abastecimento de serviços, com os recursos sendo dinamicamente realocados com base na demanda. Quando não necessários, esses recursos serão guardados, empregando melhor a banda e otimizando custos.

Dessa forma, as redes conservarão os recursos limitados (ou seja, largura de banda e eletricidade), tornando-os mais sustentáveis, tanto a partir de uma perspectiva de negócios quanto levando em conta a questão ambiental.

E então, gostou de conhecer essas previsões? Comente aqui e divida suas impressões conosco! Aproveite para conhecer também 6 filmes sobre hackers que vão te inspirar a fazer o curso de Redes de Computadores!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.