BLOG DA GRADUAÇÃO

3 passos para escolher o curso certo

Se existisse receita ou fórmula para ajudar a escolher o curso certo, muita gente não precisaria largar a faculdade antes de concluir a graduação por falta de afinidade com a área. Um agravante dessa situação é que geralmente somos levados a definir a profissão muito cedo e, quando nos damos conta, estamos dentro de um curso que nada tem a ver com nosso perfil.

Mas, para evitar que esse tipo de arrependimento ocorra, é possível seguir alguns passos que, se não te levarem para o curso certo, ao menos terão eliminados muitas escolhas erradas que você pudesse fazer ao longo da sua trajetória. Confira quais são eles:

curso-certo-blog-unipe-graduacao

Passo 1: Siga o seu coração

Nessa época crucial, familiares, professores e amigos costumam opinar sobre qual o melhor curso para você. Com tanta pressão e expectativa girando em torno de si, muitas vezes você acaba seguindo os conselhos de todos, menos a sua própria consciência. Portanto, pense bem nas tarefas ou tópicos que mais lhe fazem feliz. O que você sempre quis fazer? Com o que deseja trabalhar? Lembre-se de que, se você estiver completamente certo de sua escolha, não há quem possa fazer com que mude de ideia. Se não souber, procure uma orientação profissional ou faça um teste vocacional. É só a partir dessas considerações que você deve partir para a próxima etapa.

A incrível batalha do Ensino Superior

Passo 2: Pesquise bastante

Agora que você já sabe para qual área quer ir, é hora de pesquisar como ela anda. O mercado é favorável? Há muita concorrência? O retorno é bom? E o índice de empregabilidade, é satisfatório? Essas são algumas perguntas que devem ser feitas e respondidas mediante muita pesquisa em jornais, noticiários, internet, consulta com profissionais que já atuam na área, etc….

Passo 3: Escolha o curso certo

Depois de refletir e pesquisar, é chegada a grande hora de escolher o melhor curso de graduação. Mais uma vez, o que vale aqui é a sondagem acerca não só do curso, mas da instituição que o oferece. Avalie e compare as matrizes curriculares, veja quais apresentam as matérias mais interessantes para você. Cheque a infraestrutura do campus e o histórico da faculdade, seja in loco ou pela internet. Por último, se possível converse com quem já faz o curso e saiba quais são os pontos altos e baixos. Marque o “x” no curso apenas quando tiver certeza do que está fazendo. Você não vai querer cursar seis meses a um ano e ter a a sensação de que “perdeu tempo”. ;)

Resumir em apenas 3 passos o complexo dilema da escolha do curso de graduação pode parecer pretensioso. Mas a nossa intenção é te ajudar a fazer a melhor escolha de curso e, caso já tenha se decidido, a conquistar a experiência e formação que o ensino superior te proporcionará. Não é tarefa fácil, mas você terá nossa ajuda para escolher o curso, consciente de que ele será a melhor opção na qual você investirá seus próximos anos.

Ainda está em dúvida? Compartilhe com a gente. Vamos tentar te ajudar!

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS