BLOG DA GRADUAÇÃO

3 nomes que são pura inspiração para fazer o curso de Design de Moda

Postado por Victoria Fernandez

Não existe design de moda sem inspiração. Ponto. Para que o designer de moda crie roupas e coleções, ele volta e meia busca referências universais que dão aquele toque a mais em seus processos criativos.

Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre a contribuição, para o mundo da moda, de 3 grandes nomes que são pura inspiração para quem deseja fazer o curso de Design de Moda. Confira:

Coco Chanel

Nomes da Moda

Impossível falar em inspirações para quem deseja fazer um curso de design de moda e não citar Chanel. Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 1883. Órfã de mãe e abandonada pelo pai aos seis anos de idade, foi para um pensionato da cidade francesa de Auvergne.

A ligação de Chanel com o mundo da moda começou em 1910 em Deauville na França, onde trabalhava em uma loja de chapéus. Coco, maneira como era chamada pelas pessoas, criou os alicerces de uma elegância feminina única, ao longo de uma vida em que o trabalho sempre vinha em primeiro plano.

O estilo do século 20, no que teve de mais funcional, feminino e elegante, levou a assinatura de Chanel, que, em quatro anos, já era dona de duas lojas do gênero, uma na mesma cidade de Deauville e outra em Paris.

Além dos chapéus, as primeiras roupas criadas por ela começavam a aparecer, desde o início revelando os traços marcantes em todas as suas criações: simplicidade e conforto. Foi assim que foram surgindo os vestidos chemisiers, os amplos cardigãs e twinsets que o tempo se encarregou de elevar ao patamar de clássicos.

Vale destacar que Gabrielle Bonheur Chanel é a única estilista que está na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.

Prada

Claro, não poderíamos deixar de citar Prada. Maria Bianchi, filha de Luisa Prada, nasceu em Milão em 1949 e adotou o nome artístico de Miuccia Prada.

Na faculdade, Miuccia se envolveu com o partido comunista, participando ativamente do movimento e lutando pelos direitos das mulheres, o que, para ela, era muito mais atrativo do que ficar plantada o dia inteiro na loja administrada por sua mãe.

A grife italiana de acessórios de luxo de sua mãe foi concedida a Miuccia em herança em 1978, mesmo ano de sua formatura no doutorado. Ainda em 78, conheceu Patrizio Bertelli, um jovem que fabricava bolsas e cintos desde sua adolescência, que entrou na vida da designer como mentor comercial para depois se tornar seu namorado.

A Prada lançou seu primeiro best-seller em 1985, uma linha de bolsas em nylon preto, leves e sem etiqueta. Considerada um ícone no mundo da moda, Miuccia Prada já recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o CFDA – ‘Council of Fashion Designers of America’, em 2004.

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Pedro Lourenço

No Brasil, um nome de peso da moda é o de Pedro Lourenço, que, em 2003, com apenas 12 anos de idade, já assinou sua primeira coleção! Filho dos estilistas Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, teve sua estreia profissional ao criar a marca Carlota Joakina, em parceria com a mãe.

Em 2005, Pedro Lourenço lançou oficialmente a grife com seu nome, na edição de inverno do São Paulo Fashion Week. Após desenhar para a Carlota Joakina e ainda alcançar o sucesso em mais sete coleções, o designer resolveu abandonar a carreira, realizando um desfile de despedida na 21ª edição do São Paulo Fashion Week em julho de 2006.

Na Paris Fashion Week em outubro de 2013, Pedro Lourenço recebeu o prêmio Prix d’Excellence de la Mode, na categoria “Most Promising Young Talent”.

Pedro fez sua grande reestreia nas passarelas do São Paulo Fashion Week em março de 2014, e em maio do mesmo ano, fechou parceria com a rede de cosméticos M.A.C, encantando pela sua sensibilidade e atenção aos detalhes. Pedro também foi o primeiro brasileiro a lançar uma coleção com acessórios de moda impressos em 3D, para desenvolver e confeccionar colares.

Bônus: Camila Coutinho

É claro que as blogueiras de moda não poderiam ficar de fora da sua lista de inspirações. A febre dos blogs de moda surgiu há quase dez anos no Brasil, e foi há sete que a Camila Coutinho criou o blog Garotas Estúpidas. No início totalmente despretensioso, hoje é um dos veículos de publicações sobre moda mais influentes do país. A Camila continua realizando seu sonho de dividir suas impressões e opiniões sobre moda com as amigas e leitoras, e o blog hoje tem mais de 6 milhões de page views por mês!

Você já conhecia todos esses nomes? Para quem pretende seguir carreira em cursos de moda, as inspirações certamente poderão auxiliar nessa decisão. Comente com a gente o que achou da nossa lista e continue navegando no blog! 

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Design de Moda

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.