3 Motivos para fazer o curso de Gestão Financeira

“O que esperar do cenário econômico brasileiro em 2016?”

Depois do nosso conturbado 2015, fica difícil ser otimista em relação ao ano que se aproxima, não é mesmo? Inflação, alta do dólar, desvalorização da moeda brasileira, PIB (Produto Interno Bruto) com perspectivas negativas. As más notícias não param de chegar.

Porém, para os interessados em se aventurar nesse mercado, o panorama pode ser melhor. Com o receio de que o ano de 2016 seja ainda pior para os negócios do que 2015, muitos diretores e donos de empresas têm investido seu tempo e esforço para planejar e reestruturar seu negócio. Diante desse cenário, quem melhor que o Gestor Financeiro para mapear e orientar os processos dentro das organizações brasileiras?

Ficou interessado? Hoje, listaremos aqui, 3 motivos para você fazer o curso de Gestão Financeira agora mesmo! Confira.

Motivos para fazer gestão financeira

1 Você vai se tornar um profissional mais focado

Cada vez mais, a busca por profissionais multidisciplinares tem aumentado. Porém, muitas empresas e grandes organizações têm priorizado os perfis que contemplam conhecimentos e experiências mais específicas. É o caso do Gestor Financeiro.

Esse profissional deve conhecer todos os processos de um organização, porém, a sua especialidade precisa ser a criação de alternativas financeiras que potencializem e ascendam a empresa. Para exercer sua função com maestria, o profissional financeiro necessita de conhecimentos práticos e teóricos, que darão suporte durante toda a sua carreira. Temas como: Comunicação Empresarial, Psicologia Organizacional e Gestão Estratégica de Custos só podem ser aprendidas com sucesso em uma graduação em Gestão Financeira, por exemplo.

Vale lembrar que os cursos tecnológicos formam profissionais específicos para suprir a demanda do mercado. Por isso são mais objetivos, curtos e específicos. Seus ensinamentos visam preparar com excelência os profissionais para trabalhar em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa com atenção voltada para  as mudanças econômicas do país.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

2 A inserção no mercado de trabalho é mais rápida

Muitas pessoas têm receio de optar por um curso tecnológico por acharem que ele apresenta uma abordagem superficial, deixando de lado os temas necessários para a ascensão do profissional. Porém, na prática, a realidade é outra. O curso tecnológico, apesar de mais curto, 2 a 3 anos, garante que o profissional esteja apto a assumir cargos específicos no mercado de trabalho.

Como falamos anteriormente, esses cursos foram criados devido a uma demanda do próprio mercado. Por isso, a única e grande diferença entre uma graduação tradicional e um tecnológico é que o segundo forma profissionais mais práticos, prontos para assumir determinadas funções dentro das empresas. Enquanto o graduado tem maiores opções de carreiras para seguir, o tecnológico tem segmentos de sobra para definir sua atuação.

Por isso, se você já está inserido no mercado de trabalho e busca por melhores oportunidades, o curso tecnológico pode ser a saída ideal para a sua ascensão.

3 Há uma demanda muito grande por profissionais qualificados

A atual situação econômica do Brasil - inflação, alta do dólar, desvalorização da moeda e PIB com perspectivas negativas - obriga que as empresas antecipem o mais rápido possível o planejamento do ano seguinte. Nesse cenário, o gestor financeiro aparece como principal responsável por analisar, gerenciar e executar um plano de crise compatível com a atual situação da organização. Essa tarefa, por ser extremamente delicada e complexa, exige profissionais capacitados que consigam atuar de maneira assertiva em momentos de tensão, por exemplo.

Como falamos anteriormente, o gestor financeiro é extremamente necessário em tempos de crise. Suas habilidades e competências são capazes de potencializar e até mesmo salvar empresas de falência e maus investimentos. Sem contar que os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Financeira serão amplamente aplicados, também, na vida pessoal de seus profissionais.

E aí? Está esperando o que para mergulhar nesse mar de oportunidades do curso de Gestão Financeira?

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Gestao Financeira

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.