BLOG DA GRADUAÇÃO

3 motivos de que o curso de Redes de Computadores é o ideal para você

Você chegou até aqui motivado pela investigação acerca do curso de Redes de Computadores? Parabéns! Você está de olho num dos cursos mais promissores da área de Tecnologia da Informação (TI), e o Brasil possui um vasto campo de oportunidades nesta área.

Ser um profissional de redes de computadores, nesse sentido, é fazer parte de um mercado milionário e que ainda vai demorar muito tempo para ficar saturado. Um levantamento da consultoria IDC mostra que estamos em plena adoção da mobilidade: foram vendidos, só no ano passado (2014), cerca de 104 smartphones por minuto! Conectividade é, portanto, uma preocupação das empresas brasileiras e elas precisam de profissionais especializados nesta área do conhecimento.

Motivos de que Redes de Computadores é ideal para você

Neste artigo, você verá alguns sinais claros de que este curso foi feito sob medida para você. Continue a leitura!

Formação rápida e mercado extremamente aquecido

No Unipê, o curso de Redes de Computadores forma tecnólogos, ou seja, trata-se de uma graduação feita em apenas dois anos e meio. Se é pressa que você tem, este curso lhe cairá muito bem.

Este é o tempo necessário para você aprender a projetar, instalar, configurar, analisar, testar e manter uma infraestrutura de redes de computadores. Ao longo da graduação, você também será estimulado a gerenciar projetos e equipes em torno da conectividade e também a empreender nesta área.

De acordo com a Cisco, o Brasil lidera o mercado de redes de computadores na América Latina, e 27% dos empresários brasileiros declaram ter dificuldades de encontrar profissionais especializados nesta área. Você tem, portanto, um mercado promissor à sua disposição — viu como sua carreira pode ser brilhante?

Do Campus para o mundo: Entenda como entrar na faculdade pode mudar sua vida

A grade curricular do curso de Redes é bem dinâmica

Muito mais do que se debruçar sobre a teoria, este curso forma profissionais com capacidade analítica. Além de conhecer os detalhes técnicos e testá-los em laboratórios preparados com tecnologia de ponta, você terá acesso a certificações profissionais de mercado (entre elas, a Cisco Certified Network Associate - CCNA Routing and Switching e ITIL Foundations) — que são decisivas para as empresas na hora de recrutar um profissional de redes.

A grade curricular é feita sob medida para tornar o curso prático e muito próximo à realidade encontrada no mercado. Entre as matérias, estão: Fundamentos de Redes, Fundamentos de Computação e de Sistemas Operacionais, Cabeamento Estruturado, Tecnologias de Redes Locais, Sistema Operacional de Rede Aberto I e II, Administração de Serviços de Diretório, Interconexão de Redes, Segurança de Redes, Tecnologias de Redes de Longa Distância, Gerência e Desempenho de Redes.

Se é um curso dinâmico que você procura, avance uma casa; você está no caminho certo!

As possibilidades de atuação são inúmeras e não param de surgir novidades

Num mundo cada vez mais conectado — e o Brasil é visto como um dos mercados mais promissores —, as redes de computadores assumem protagonismo total. Com a chegada da internet das coisas (internet of things), isso se potencializa exponencialmente.

Agora já não pensamos mais em redes entre desktops e dispositivos móveis tradicionais (tablets, smartphones etc.). Tudo, exatamente tudo pode estar conectado à grande rede (da geladeira ao tênis). E este movimento vem acompanhado de desafios — e oportunidades — para os profissionais da área.

Neste sentido, você poderá atuar como administrador de rede, analista de suporte, gerente de projetos, consultor etc. Também poderá empreender, criar seus próprios produtos e serviços e vendê-los por conta própria (ser um empresário).

Experimente pesquisar por “redes de computadores” no Guia de Profissões da Catho, a principal consultoria de empregos do Brasil. Você vai se surpreender com a quantidade de cargos que giram em torno desta especialidade e com as oportunidades (atenção: o Nordeste é a região brasileira que mais cresce no mercado de conectividade!).

Está convencido de que pode fazer parte do time vencedor de profissionais de redes de computadores no Brasil? Deixe seu comentário!

Do Campus para o mundo: Entenda como entrar na faculdade pode mudar sua vida

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.