BLOG DA GRADUAÇÃO

3 áreas promissoras da Psicologia

Se você não tem certeza se Psicologia é mesmo a melhor escolha, o Blog da UNIPÊ quer te ajudar a decidir! Nesse post, você confere detalhes sobre o curso de Psicologia, a carreira e o mercado de trabalho! 

psicologia-curso-blog-unipe-graduacao

A Psicologia

Quem escolhe Psicologia como curso de graduação deve estar ciente de que não será nada fácil. A Psicologia estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano, analisando suas emoções, idéias e valores. Por isso, é fundamental que o profissional esteja preparado emocionalmente para lidar com os problemas alheios. Amadurecimento pessoal e gosto pelo estudo são pré-requisitos para se dar bem na profissão. O profissional deverá observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, ajudando-o a identificar a causa de seus problemas e a rever comportamentos inadequados.

O Curso

Para atuar oficialmente na Psicologia é necessário obter registro junto ao Conselho Regional de Psicologia. Tem duração de 4 anos para bacharelado e 5 para licenciatura. Serão abordadas áreas como: Psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Entre as disciplinas obrigatórias do curso, estão: neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicanalítica e psicologia do desenvolvimento. Entre as optativas, estão: psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem.

O mercado de Trabalho

O profissional formado em Psicologia pode atuar em consultórios, hospitais e nas mais diversas instituições de saúde, contribuindo do ponto de vista psicológico. Em escolas e instituições de ensino, contribuindo para a orientação educacional. O psicólogo licenciado atua no desenvolvimento de metodologias pedagógicas, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros educativos.

Será que o consultório particular é a única opção? Saiba tudo aqui!

  • 3 áreas promissoras da Psicologia:

    Orientação Profissional – Com a concorrência acirrada no mercado de trabalho, os adolescentes estão buscando, cada vez mais, alguém que os ajude a saber o que vão fazer. Sobre qual profissão escolher.
  • Psicologia Social – Nesta área, o profissional vai atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.
  • Psicologia clínica – É a mais tradicional de todas as áreas e a mais procurada pelos psicólogos recém-formados. Seu campo de atuação inclui: saúde mental, problemas de aprendizagem, distúrbios emocionais, abuso de álcool e drogas. Embora os psicólogos clínicos estejam inseridos no campo da saúde, é importante saber que não estão aptos a receitar medicamentos.

E aí? Animou a fazer o curso de psicologia? Compartilhe suas opiniões e dúvidas nos comentários abaixo!

Baixar ebook

Psicologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.