Enfermagem

14 termos técnicos de enfermagem que você precisa conhecer

Mariana Brito
05-09-2018 9:10

A faculdade de Enfermagem é repleta de experiências, desafios e conhecimentos. Se você vai prestar vestibular, pode ser muito interessante se preparar para conhecer um pouco mais desse mundo tão encantador. Assim, você já entra na graduação sabendo a terminologia de Enfermagem e isso pode ser útil, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este post com 14 termos técnicos de Enfermagem que você precisa conhecer. Durante a leitura, você descobrirá quando e por quais motivos eles são utilizados. Vamos lá?

14-termos-tecnicos-de-enfermagem-que-voce-precisa-conhecer

Por que é importante conhecer a terminologia de Enfermagem?

Ao longo do curso de Enfermagem, você vai se deparar com uma série de termos e nomenclaturas. Eles são fundamentais para denominar conceitos, processos e práticas variadas, que você usará muito em seu futuro profissional.

Alguns deles parecem mais complexos, difíceis de entender. Outros, por sua vez, são praticamente óbvios e não demandam tanta compreensão assim. De qualquer modo, é necessário saber analisar a teoria que há por trás deles. Fazendo isso, você não precisa se preocupar tanto em ficar decorando todos os nomes — ninguém merece essa tortura, não é mesmo?

Ter uma visão ampla sobre a terminologia é indispensável para que você faça um bom trabalho. Você consegue imaginar um médico que não conhece bem a denominação das doenças? Consegue pensar em um advogado que não compreende a forma com a qual as leis são divididas?

Essa lógica também vale para os enfermeiros e enfermeiras. Caso contrário, o mercado de trabalho da área seria repleto de profissionais incapazes de exercer a função e isso não é legal, concorda? No próximo tópico, você encontrará os termos mais corriqueiros da profissão. Confira!

Quais são os termos técnicos de Enfermagem mais utilizados?

1. Abdução

Esqueça os alienígenas e os filmes de ficção científica — na Enfermagem, a abdução não tem nada a ver com ser levado de um planeta para outro em uma nave gigantesca.

Abduzir é o mesmo que afastar um membro do eixo do corpo. Geralmente, esse movimento é feito na coxa do paciente. O propósito é testar ou fortalecer a musculatura da região do quadril.

Baixar ebook

2. Anorexia

A anorexia é um transtorno alimentar e pode ter diferentes graus de gravidade. Ela consiste, inicialmente, na perda de apetite, que pode ser proposital ou não. Posteriormente, acaba gerando a magreza e a falta dos nutrientes necessários para a sobrevivência.

3. Cloasma

O cloasma é mais conhecido como melasma: são manchas escuras que podem aparecer na face das pessoas. Geralmente, surgem em mulheres grávidas por conta de alterações hormonais que ocorrem durante o período. Outra causa possível é a exposição excessiva ao sol.

4. Braquialgia

Não queira nunca saber o que é uma braquialgia na prática, ok? São dores muito incômodas nos braços. A sensação se assemelha a um formigamento e é mais comumente sentida por pessoas com idade avançada.

5. Dermatose

Ao longo do curso de Enfermagem, você aprenderá bastante sobre as dermatoses. É um termo técnico genérico, usado para designar toda e qualquer doença que aparece na pele de um paciente. O cloasma, por exemplo, é uma dermatose.

6. Edema

Um edema nada mais é do que a acumulação anormal de água em alguma parte do corpo. Ele pode gerar algumas complicações graves para os pacientes, principalmente quando ocorre nos pulmões, por causar a falta de ar.

7. Má formação congênita

A má formação congênita, também referida como "malformação", ocorre quando aparece algo anormal na formação das células. Isso pode ocasionar deformações em alguns ossos, membros e órgãos. Pode ocorrer durante uma divisão meiótica do zigoto ou a partir do momento em que as células começam a se reproduzir.

8. Oxidação

A oxidação é uma reação química. Ela acontece quando alguma outra substância química é combinada com oxigênio, aumentando as cargas positivas do átomo e diminuindo a quantidade de elétrons.

9. Sistema imunológico

Você provavelmente já ouviu algum médico dizer que o sistema imunológico está fraco, não é? Afinal, o que é esse sistema? Ele é um conjunto formado por processos biológicos que protegem o organismo contra doenças.

Também é denominado de sistema imune ou sistema imunitário. Quando alguém fica doente com frequência, é possível que essa pessoa esteja com alguma fraqueza relativa à imunidade.

10. Hematoma

14-termos-tecnicos-de-enfermagem-que-voce-precisa-conhecer

Quando você era criança e saía correndo por aí, deve ter acumulado diversos hematomas. Eles são aquelas manchas escuras que ficam no corpo após alguma queda ou pancada. São originados a partir do acúmulo de sangue na região que sofreu o traumatismo. Também são conhecidos como nódoas.

11. Intravenoso

Tudo que é intravenoso está associado ao interior de uma veia. Ou seja, uma injeção intravenosa é aquela que vai diretamente na veia do paciente.

12. Índice de massa corporal

Popularmente conhecido por sua abreviatura (IMC), o índice de massa corporal é um indicador que mede a relação entre o peso de uma pessoa e a sua altura. Os números obtidos ajudam a indicar se uma pessoa está obesa ou desnutrida, por exemplo. Embora não seja capaz de mensurar a quantidade de gordura no corpo, ela é muito útil em várias situações.

13. Glicose

A glicose é um dos tipos de monossacarídeo, assim como o açúcar e os carboidratos. Ela é uma fonte de energia essencial para que o metabolismo funcione bem. Ou seja, sem ela, ficamos sem energia.

14. Fissura

Embora algumas pessoas usem esse termo como gíria, ele é muito sério. No contexto da Enfermagem e da Medicina, ele é usado para designar rasgos ou buracos na superfície do corpo humano.

Como escolher a melhor faculdade de Enfermagem?

Agora que você já conhece alguns termos técnicos de Enfermagem, ficou mais fácil de saber se esse curso é indicado para você, não é mesmo? Para escolher a melhor faculdade, não se esqueça de dar uma conferida na grade curricular da graduação.

Lembre-se, também, de escolher uma instituição reconhecida. Certifique-se de que a universidade disponibiliza recursos tecnológicos para facilitar o aprendizado e prepare para o mercado de trabalho.

A terminologia de Enfermagem pode parecer bastante complicada à primeira vista. Durante o curso, é provável que você se apaixone por esses nomes e entenda completamente o que eles significam.

Então, gostou do texto? Aproveite para curtir o nosso perfil no Facebook! Lá você encontra outros conteúdos muito interessantes.

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos