ENEM

14 segredos de como estudar matemática para Enem

Mariana Brito
15-08-2018 6:59

O nervosismo e o frio na barriga são sensações recorrentes quando nos preparamos para fazer uma grande prova, não é mesmo? As preocupações são variadas: tirar uma boa nota, ir bem em uma determinada disciplina, superar as dificuldades etc. Pensando nisso, separamos 14 segredos de como estudar matemática para o Enem.

Ao longo deste texto, você encontrará algumas dicas relacionadas aos assuntos que mais caem no exame, quais técnicas utilizar na hora de estudar e o que considerar na hora da prova. Ele pode ser de grande ajuda — continue lendo até o fim para saber mais!

14-segredos-de-como-estudar-matematica-para-o-enem

O que mais cai na prova

Quando se fala em estudar matemática para o Enem, essa é uma das dúvidas mais frequentes. Confira, logo abaixo, o que mais cai na prova.

1. Estude as funções

As funções de 1º e 2º graus geralmente aparecem na forma de gráficos ou em alguma questão que precisa ser resolvida por meio de uma função. Esse tipo de exercício exige uma boa interpretação de texto. Portanto, tente entender bem o enunciado e/ou o gráfico antes de partir para as contas.

2. Fique de olho na geometria

Geometria plana e espacial são outros dois temas bastante recorrentes no Enem. Nesses casos, você precisa conhecer bastante a respeito dos sistemas de unidades de medidas. Além disso, tenha atenção aos ângulos, triângulos, relações métricas nos triângulos, áreas e volumes.

3. Compreenda porcentagem e juros

Acredite: porcentagem e juros são o pesadelo de muitos candidatos e candidatas. Ou seja, eles são verdadeiros diferenciais para aumentar sua nota no exame. A melhor parte disso tudo é que esses conceitos são mais simples do que parecem ser. Faça alguns exercícios de matemática financeira e fique por dentro do assunto.

4. Foque na álgebra linear

Acredite: o nome é mais complicado que os exercícios. Treine álgebra linear por meio dos sistemas de equações. Você ainda pode praticar resolvendo problemas com retas e circunferências.

New Call-to-action

5. Tenha cuidado com análise combinatória, estatística e probabilidade

Os três temas estão muito relacionados, ou seja, ao estudar um deles, você acaba revendo os outros dois. As questões possivelmente terão um texto que precisa ser bem interpretado para reunir os dados corretos e fazer cálculos precisos. Nada que a dedicação nos exercícios não resolva!

O que ter em mente ao estudar matemática para o Enem

Agora que você já sabe quais são as temáticas mais frequentes, separamos alguns segredos para ajudar em sua rotina de estudos.

6. Dispense a calculadora

Usar calculadora até é permitido em algumas escolas, mas não durante a realização do Enem. Se você não poderá contar com a ajuda desse instrumento na hora do exame, por que não estudar sem ele?

Faça simulados e resolva questões de provas antigas sem esse recurso — isso vai deixar você melhor nos cálculos de cabeça. Sendo assim, a tendência é que, na prova, você também faça as contas com mais agilidade, porque se acostumou a calcular sem a ajuda da tecnologia.

7. Organize-se

Você até pode estudar jogando e usar seu smartphone para tirar dúvidas ou assistir aulas online. De qualquer modo, essas coisas podem se tornar distrações ao longo da rotina, prejudicando seu aprendizado. Portanto, organize sua mesa e mantenha nela somente o essencial para os estudos:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caneta;
  • Papéis;
  • Apostila ou caderno com teorias e exercícios;
  • Livros.

8. Descanse

Ter organização e comprometimento é fundamental para ter um bom desempenho na prova. No entanto, isso não quer dizer que você deve abrir mão dos momentos de descanso e de lazer para estudar matemática.

Se você tem dificuldades com a disciplina e detesta fazer contas, não deixe de dormir por isso, ok? Descansar faz com que você tenha mais produtividade ao estudar. Por isso, de nada adianta abrir mão do sono — 7 a 9 horas por dia são indispensáveis.

14-segredos-de-como-estudar-matematica-para-o-enem

9. Pratique

Diferentemente das outras seções, a matemática do Enem deve ser praticada constantemente. Desse modo, não há outra maneira de estudar tão eficiente quanto a resolução de exercícios e simulados.

Ao desenvolver a habilidade prática de solucionar problemas, você dificilmente terá dificuldades durante o exame, pois já se deparou com vários tipos de exercício enquanto estudava. Portanto, mãos à obra!

10. Revise a teoria

Nem tudo se resume à resolução de questões. Para ficar em dia com os conhecimentos exigidos pela prova, não se esqueça de revisar a teoria que há por trás dos cálculos. Por mais incrível que pareça isso ajudará você a fazer as contas com mais facilidade e, principalmente, maior precisão.

O que considerar na hora da prova

Você sabe o que cai e já entendeu como se preparar. Agora mostraremos o que fazer no dia do Enem.

11. Tenha calma

Como dissemos no início do texto, o nervosismo faz parte desses momentos. De qualquer forma, conseguir manter a calma ajudará você a ter uma melhor performance no dia da prova. Lembre-se: boa parte de seus concorrentes estão nervosos — faça diferente!

12. Leia atentamente

Se você dominou todos os cálculos e teorias da matemática, não deixe de ler os enunciados com o máximo de atenção. Muitas vezes, eles podem induzir você a fazer o cálculo errado. Tente compreender tudo o que é pedido pela questão.

13. Faça a prova com dedicação

Por mais que você tenha traumas com a matemática, não se esqueça de que outros assuntos caem no Enem. Se você estudou e se preparou com afinco, é hora de não jogar seus esforços fora. Em virtude disso, não se deixe intimidar pelos números e aplique tudo o que você aprendeu durante os meses de estudo.

14. Resolva uma questão por vez

Os números podem confundir, é verdade. Entretanto, as chances de que isso aconteça são ainda maiores se você quiser resolver várias questões rapidamente. Leia cada uma delas com calma, identifique os cálculos a serem realizados e não se preocupe com o restante da prova: um problema por vez.

Enfim, estudar matemática para o Enem não é tão complicado assim. Com esforço e um bom planejamento de estudo, você resolverá todos os problemas. Para isso, basta praticar as teorias aprendidas e estudar com o máximo de disposição.

E aí, gostou do texto? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e encontrar outros conteúdos sobre Enem e vestibular!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos