BLOG DA GRADUAÇÃO

11 habilidades que você precisa desenvolver na faculdade de Direito

Postado por Arthur Souto

A faculdade de Direito é uma das mais concorridas em vários lugares do mundo. E não é para menos. É uma formação versátil e que quase sempre leva a uma boa renda. Interessante também é perceber que existem muitas habilidades do profissional de Direito que não são aprendidas no curso. Algumas características são desenvolvidas desde o ensino básico e têm efeito sobre praticamente toda a carreira.

No post de hoje, listamos as habilidades que um advogado precisa ter para ser bem-sucedido. Vamos lá?

11_habilidades_que_voce_precisa_desenvolver_na_faculdade_de_Direito.jpg

1. Conhecimentos (gerais e de base) bem firmados

Algumas pessoas acham que aqueles conhecimentos adquiridos até o vestibular podem ser descartados logo após a aprovação, como se fossem só um peso sem propósito. Acredite: não é nada disso.

Cada linha de caderno preenchida até o terceiro ano do ensino médio será muito útil na faculdade de Direito, especialmente as de História, Português, Matemática e Estudos Sociais.

Antes de começar o curso, pode ser uma boa ideia tirar a poeira de alguns desses livros ou buscar versões atualizadas e mais acadêmicas. Isso poupará horas preciosas nos seus primeiros períodos.

2. Sintonia com o que acontece em sua área e no mundo

Não basta conhecer as leis de hoje. Nas próximas horas, qualquer uma delas pode ser revogada, uma nova pode ser criada, ou a constituição inteira pode passar por uma revisão. Eventos de relevância mundial podem gerar medidas governamentais, como mudanças de leis, e um advogado precisa se antecipar a isso.

É comum aprender quais são os canais de comunicação corretos na faculdade de Direito, mas uma busca ativa pode revelar outros meios tão eficientes quanto.

3. Boa ortografia

Não apenas uma das habilidades de um advogado, mas de praticamente qualquer profissional. Neste caso específico, é ainda mais relevante, pois você terá que redigir vários contratos e petições com linguagem extremamente formal e clara.

Além disso, dificilmente qualquer pessoa levará você a sério se trocar “mas” e “mais” com muita frequência, sem contar que textos ambíguos podem gerar perdas irreparáveis em processos.

4. Capacidade de gerir o próprio tempo

Isso deve estar obrigatoriamente na lista de habilidades dos profissionais de Direito, especialmente os autônomos. Mesmo lidando com apenas um cliente, há uma enorme burocracia para administrar, o que pode tornar uma conversa de uma hora em trabalho para a semana inteira.

Mantenha sua agenda e sua lista de afazeres sempre atualizada e não confie demais na sua memória e sempre tenha uma cópia em papel, caso tudo dê errado.

5. Boa comunicação e argumentação

Exercite sempre que possível. Mesmo em conversas com os amigos, observe se suas ideias estão sendo comunicadas de forma eficiente, se você entende tudo o que estão dizendo e se seus argumentos têm base lógica.

Na faculdade de direito, essa é uma habilidade bem estimulada, pois muitas aulas são feitas em forma de debate, com os professores oferecendo feedback imediato e os colegas, outros pontos de vista.

6. Educação e integridade acima de tudo

No curso de Direito, você terá várias aulas sobre ética e como exercer sua função da maneira correta, sem ser grosseiro ou desonesto de forma alguma. Tente transmitir alguns desses valores para o seu dia a dia e eles se tornarão sua segunda natureza. Logo, você será um profissional íntegro sem nem se esforçar para isso.

Baixar ebook

7. Senso crítico diante de toda e qualquer informação

Uma das principais habilidades de um advogado é questionar qualquer informação e colocá-la à prova. A faculdade oferece uma base sólida para apoiar estes questionamentos, mas nem todos os pontos estão ligados de antemão.

Lembre-se da dica 2: o mundo e as leis mudam. Junto a eles, os argumentos também. Observe atentamente todos os dados e nunca se limite apenas ao seu “feeling”.

8. Capacidade de manter a calma diante das adversidades

Em alguns casos, você pode ser confrontado com declarações contraditórias, informações falsas oferecidas pelo seu cliente, entre muitos outros. Ao longo do curso, você aprenderá a lidar melhor com essas questões, mas deve sempre estar entre as habilidades dos profissionais de Direito saber como responder ao inesperado.

Isso inclui tanto situações ligadas diretamente à prática da advocacia quanto operacionais, como a perda de vários dados que estavam em um computador, por exemplo.

9. Buscar uma especialização

Na faculdade, o aluno poderá aprender também sobre as especializações de sua área. Advocacia criminal, questões conjugais e de guarda, contratos empresariais e assim por diante.

É importante manter seu leque de conhecimentos bem aberto, mas você precisa de um conhecimento mais específico para atestar sua qualidade na área. Isso aumentará sua eficiência em seu trabalho e ainda reduzirá um pouco a quantidade de material que você precisa já ter na cabeça toda vez que for trabalhar.

10. Liderança

Outra das vitais habilidades de um profissional de Direito. Em alguns casos, será necessário trabalhar com outros profissionais, sejam advogados ou de outras áreas, que precisarão de orientação. Caso eles fiquem confusos quanto ao que fazer, você precisará assumir certas responsabilidades em nome do grupo.

No entanto, é importante não confundir “liderança” com “autoridade”. Uma posição de liderança é assumida por alguém que quer beneficiar o grupo com orientação. Uma posição de autoridade é assumida por quem precisa controlar um grupo para beneficiar algo diferente do grupo.

11. Amor pelo que faz

Por último, mas não menos importante, se você quer ingressar na graduação em Direito, é bom gostar muito da profissão de advogado. Profissionais que gostam do que fazem têm maior desempenho, sofrem menor desgaste e conseguem sempre melhores oportunidades em suas respectivas áreas.

Você terá que sacrificar uma noite ou outra, perderá algumas festas no sábado à noite e deverá suspender alguns passatempos até se estabelecer, mas o resultado valerá muito a pena se você gostar do que faz.

Quer saber mais sobre a faculdade de Direito e as habilidades de um advogado bem-sucedido? Então, acompanhe nossos outros conteúdos relacionados e fique sempre bem informado! Curta nossa fanpage e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Baixar ebook

Direito

Arthur Souto

Arthur Souto

Prof. Arthur é mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba. Ele pontua que o mercado exige que os profissionais do direito tenham capacidade crítica de ver o mundo ao seu redor com uma postura humana e ética em relação às situações práticas que serão postas em sua atividade profissional.

MAIS LIDOS