BLOG DA GRADUAÇÃO

11 características que todo gestor financeiro tem que ter

Postado por Bruno Soares de Abreu

O ano de 2015 já está praticamente no final. Porém, grande parte dos reflexos da crise que vivenciamos desde 2014, nos acompanhará no novo ano que se aproxima. De acordo com especialistas da área econômica, o aperto monetário, a inflação e a alta nos impostos e taxas de juros, ainda serão desafios que muitas pessoas e empresas terão que enfrentar em 2016.

Gestão Ambiental

Esse cenário, apesar de instável, é extremamente propício para os profissionais da área financeira. Dentre eles, o gestor financeiro, que tem habilidade de organizar e planejar os recursos financeiros das principais empresas — e até mesmo do governo — do nosso país.

Porém, para atuar nesse ambiente de grande instabilidade e pressão, o gestor Financeiro do século XXI precisa ter um perfil adequado para esse cenário: possuir características tradicionais e afinidade com os novos hábitos e as novas tecnologias. Listaremos abaixo 11 características essenciais em todo profissional de Gestão Financeira, confira:

1. Transparência

Essa é uma das virtudes mais importantes de um bom gestor Financeiro. Muito mais do que ser sincero e não enganar os outros, um profissional transparente busca sempre se revelar como pessoa e como colaborador em uma empresa. Ele sabe perfeitamente como apresentar os cenários econômicos da organização, sem inventar ou ocultar as vantagens e desvantagens que poderiam o impulsionar profissionalmente.

2. Ética

O profissional de Gestão Financeira precisa ter valores bem definidos, sabendo perfeitamente como se orientar de acordo com os princípios morais referentes à conduta humana. Um profissional ético cumpre seus deveres como cidadão e sabe exatamente o limite entre os seus direitos e o direito dos outros.

3. Inteligência emocional

A maneira como um gestor financeiro gerencia suas emoções tem um papel muito importante em suas atividades — tanto profissionais como pessoais. Como descrevemos acima, o Brasil vive hoje um período de grande instabilidade, logo, o profissional da área financeira precisa saber como interagir com fornecedores, clientes, colaboradores e gestores.

Os profissionais com inteligência emocional são mais confiantes, flexíveis e adaptáveis. Sabem trabalhar na direção das metas e, geralmente, se recuperam mais facilmente dos estresses cotidianos.

4. Liderança

Um líder exemplar não tem medo de competição e está sempre disposto a preparar seus sucessores com muito empenho. O gestor financeiro, para ter sucesso em sua profissão, precisa ter a sua volta um time forte, completo e harmonioso. Por isso, a habilidade de mobilizar pessoas e caminhar junto com elas em direção a um determinado objetivo é extremamente importante.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE  

5. Visão analítica

O profissional de Gestão Financeira precisa, constantemente, interpretar informações e extrair dados dos relatórios e balanços que a empresa fornece. Para conseguir encontrar as soluções ideias para os problemas, o gestor financeiro deve ter um raciocínio rápido e uma visão bastante analítica, pois um gestor analítico sabe ler os cenários para reduzir os problemas e fortalecer os processos a fim de aumentar a performance do negócio.

6. Proatividade

O gestor financeiro trabalha lado a lado aos objetivos e metas da organização. Por isso precisa ser um profissional com atitude e buscar, espontaneamente, as melhores soluções para uma determinada empresa ou problema.

7. Eficiência

Devido às bruscas oscilações no mercado financeiro, o profissional de gestão financeira precisa ser eficiente e eficaz em seu trabalho. Nessa área, os prazos e deadlines são extremamente importantes. Porém, tão fundamental quanto entregar as demandas em tempo hábil, é encontrar soluções profundamente compatíveis com o que foi solicitado. Nesse sentido, o gestor Financeiro precisa concluir suas atividades com excelência e sempre dentro do prazo determinado.

8. Disciplina

Uma vez que o rumo da empresa for estabelecido — e o gestor e seu time concordarem com o mesmo — é hora de determinar a rotina, os meios e os processos para atingir aquele determinado objetivo. Nesse cenário, para que a meta seja alcançada, e até mesmo ultrapassada, o profissional precisa ser extremamente disciplinado e basear todas as suas decisões no foco estipulado.

9. Comprometimento

O profissional de gestão financeira, por ser um líder, precisa se mostrar sempre muito coerente e de acordo com as metas, objetivos, valores e propósitos da empresa ou projeto. Só assim ele conseguirá transmitir seus ideais para seus funcionários e colaboradores, e concluir seu trabalho com precisão.

10. Inovação

Para encontrar as melhores soluções para os problemas mais complexos das organizações, o gestor financeiro precisa ser criativo e não ter medo de inovar em suas técnicas de organização, planejamento e controle administrativo nas empresas. Claro que por se tratar do capital monetário das organizações, esse profissional precisa ser muito responsável e consciente das consequências de suas ações.

11. Ambição

O desejo por sempre ir além deve ser extremamente natural em um gestor financeiro. Além de buscar duplicar, e até mesmo, triplicar, as metas, o profissional de Gestão Financeira precisa sempre adquirir novos conhecimentos para assim crescer profissionalmente.

E aí, será que você tem todos os prerrequisitos necessários para ser um gestor financeiro de sucesso? Saiba como dar um upgrade na sua carreira com o curso de Gestão Financeira!

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE  

Gestao Financeira

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares de Abreu

Bruno Soares é graduado em Economia pela Universidade Federal de Campina Grande pela UFCG, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Economia e Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Agroindústria Sucro-Alcooleira. Por ser extremamente dinâmico, atualmente, Bruno é coordenador dos cursos de Gestão Financeira e Gestão Ambiental no Unipê.