BLOG DA GRADUAÇÃO

10 séries sobre direito e advocacia

Nem sempre a televisão é sinônimo de entretenimento, apenas. Muitas vezes, as novelas, os filmes e os seriados nos possibilitam conhecer diferentes modos de vida, aprender mais sobre determinados assuntos e até despertar novos interesses.

Quando o assunto é o mundo jurídico, então, não faltam opções para se surpreender e se inspirar em personagens e situações típicas do Direito. Se essa é a sua opção de curso, ou se você ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir, acompanhe abaixo a lista de séries sobre Direito que preparamos para te apresentar!

10-series-sobre-direito-e-advocacia.jpg

1. Damages

Para aqueles que pretendem seguir carreira em escritórios de Advocacia, essa série pode ser de grande ajuda. Ela retrata o cotidiano profissional de Patty Hewes, uma advogada de sucesso que é contratada para um processo envolvendo um suposto empresário corrupto.

O cenário sofre uma reviravolta quando a nova funcionária de sua firma, Ellen Parsons, acaba envolvida no caso.

2. Drop Dead Diva

Essa série já terminou. Ela teve seis temporadas, mas vale a pena conferir. Drop Dead Diva conta a história de Deb, vítima fatal de um acidente de carro que, ao entrar no céu, consegue voltar à Terra no corpo de Jane Bingum.

Agora, a nova versão de Deb é uma advogada que faz sucesso pela sua inteligência, mas que acaba ofuscada por estar acima do peso. Além desse choque de aparência, Deb ainda terá de dividir o escritório com o seu antigo parceiro.

Apesar de ser uma série de comédia e com conteúdo leve e bem humorado, Drop Dead Diva vai lhe mostrar como é o dia a dia dos escritórios de Advocacia e também dos tribunais, além de tocar em um ponto crucial nas relações profissionais como um todo: o poder da inteligência em detrimento da beleza física.

3. House of Cards

O enredo desse seriado se desenrola em torno de Frank Underwood, um congressista norte-americano que sofre uma traição pelo presidente que ele ajudou a vencer nas eleições. Para vingar-se, Frank planeja derrotar seu rival e conquistar a presidência dos Estados Unidos. Mas ele não está sozinho nessa missão: sua esposa, uma jornalista interesseira e um outro político problemático e alcoólatra o ajudarão a alcançar o seu objetivo.

A grande importância desse seriado para o mundo jurídico está na criação do chamado elemento jurígena, ou seja, na criação do direito aplicado, por meio da elaboração, da votação e da aprovação de projetos de leis. O futuro estudante de Direito vai se deparar com uma polêmica nesse processo legislativo: a intenção do legislador (mens legis), que nem sempre é desprovida de interesses pessoais.

Baixar ebook

4. Lie to Me

Nessa série, o Dr. Cal Lightman é o líder de uma equipe que analisa e detecta mentiras em depoimentos, a mando de pessoas, empresas ou até da polícia. Ligada à psicologia forense, que é relacionada ao Direito, o grupo é especialista em avaliar o comportamento de testemunhas.

Psicologia e Direito estão muito relacionados e, provavelmente, você estudará essa matéria nos últimos períodos da faculdade. Ótima pedida para ir adiantando os estudos!

5. Suits

Mike Ross consegue um emprego no renomado escritório de advocacia de Harvey Specter, mesmo depois de ser expulso da faculdade de Direito. Por sua inteligência e competência para a profissão, auxilia o chefe na resolução de seus casos e aprende que, para se dar bem nessa área, será preciso muito mais do que o conhecimento e a aplicação correta das leis.

O interessante dessa série é observar como a política é importante nas relações jurídicas, principalmente nos escritórios, e como ter algumas “cartas na manga” pode ser um grande diferencial.

6. How to Get Away With Murder

As aulas de Direito Penal nunca mais serão as mesmas depois do talento de Annalise Keating, uma advogada criminalista e professora da faculdade de Direito que ensina seus alunos a livrar seus clientes da condenação de um assassinato.

A professora escolhe, a cada semestre, um grupo de quatro alunos para estagiar em seu escritório e ficar frente a frente com a prática jurídica. E é aí que a série fica mais interessante: os alunos escolhidos se envolvem em um crime e vão precisar cada vez mais das aulas para sair ilesos.

7. Better Call Saul

Saul Goodman já é uma figura super conhecida dos amantes de seriados. Sua personagem fez tanto sucesso em Breaking Bad que ganhou uma série exclusiva, para narrar o seu passado como James “Jimmy” McGill, advogado iniciante que tenta alcançar o sucesso na carreira.

Além disso, ele tem de lidar com problemas pessoais, como a doença rara do irmão e a frustração de ter sido demitido de seu escritório. Mas o importante é que, a cada episódio, Saul Goodman lhe ensinará dicas preciosas de como se firmar na profissão como advogado.

8. Law and Order — Special Victims Unit

A série Law and Order é famosa por tratar da investigação dos mais variados crimes. A cada ano, desde 1999, uma vertente diferente é explorada, em diferentes pontos dos Estados Unidos, desde Nova York até Miami e Los Angeles.

A versão mais atual da série é a Special Victims Unit, que narra a trajetória de uma equipe de investigações especializada em crimes sexuais. Se você é interessado por esse tipo de crime e tem curiosidade em saber como funciona a acusação, vai adorar cada episódio!

9. The Good Wife

A posição da mulher no mercado de trabalho e as relações dentro de um grande escritório de Advocacia são os principais pontos explorados por essa série. Nela, Alicia Florick é uma advogada que, depois de anos como dona de casa, volta a trabalhar após a prisão do marido, um promotor envolvido em um escândalo sexual.

Com essa série, você vai mergulhar no universo dos escritórios e dos tribunais e compreender as relações políticas que os envolvem!

10. Boston Legal

Temas polêmicos e muita argumentação e retórica é o que não falta nessa série. Dentro de um famoso escritório de Boston, crimes que envolvem consumo de drogas, aborto e escândalos na mídia são defendidos. É bom para o futuro advogado já ir aprendendo algumas técnicas de oratória, algo fundamental na profissão.

Gostou das nossas dicas sobre séries jurídicas? Conhece alguma outra que queira nos indicar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Baixar ebook

Direito

Petronio Bismarck Tenório Barros

Petronio Bismarck Tenório Barros

Doutorando em Direito Público pela Universidad del Moseo Social Argentino - UMSA. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (1993). Atualmente é coordenador adjunto/professor do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito e Direito Civil.