BLOG DA GRADUAÇÃO

10 motivos pra não trancar a faculdade em um momento de dificuldade

Quem já iniciou um curso superior sabe que aquele papo de curso ideal não é bem assim. Afinal, nada é perfeito. Mesmo que escolha corretamente e goste da futura formação, o aluno passa por muitos perrengues até conseguir se formar.

Quem nunca pensou em jogar tudo pra cima e desistir, que atire a primeira pedra!

Mas, nesses momentos, precisamos parar um pouco, respirar fundo e ter coragem para continuar encarando os desafios até o fim. O que seria da vida sem superação, não é mesmo?

Construir a caminhada profissional não é nada fácil, mas não há sensação melhor do que a vitória de receber o tão sonhado diploma e saber que tudo valeu a pena!

Se você está enfrentando dificuldades e já pensou em trancar a faculdade, podemos ajudá-lo a analisar as coisas por outro ângulo. Topa? Então, continue a leitura.

10-motivos-pra-nao-trancar-a-faculdade-em-um-momento-de-dificuldade.jpg

1. Compreenda que é normal se sentir inseguro

Saiba que todo início de faculdade é difícil. É um período de adaptação, repleto de mudanças e desafios. É normal que você se sinta inseguro ou fique pouco à vontade com tantas novidades.

Em outros momentos, você pode se sentir cansado ou se preocupar com a pressão da vida pós-formatura. Segundo a professora de psicologia Maria Virgínia Filomena Cremasco (Universidade Federal do Paraná), sentimentos de desânimo também são comuns no final do curso.

Apesar das complicações ao longo da jornada, a formação acadêmica é cada vez mais importante, sobretudo devido ao mercado extremamente competitivo de hoje.

2. Lembre-se que o curso foi uma escolha sua

Você consegue lembrar como se sentiu ao escolher o que estudar na faculdade? Com certeza não foi nada fácil. Talvez tenha sido a primeira grande escolha que você fez sozinho na vida.

Foram várias dúvidas, pesquisas, medos... Mas, no fim, depois de tantas considerações, veio a decisão! Então você começou a faculdade, cheio de expectativas para os melhores anos da sua vida.

Quando as dificuldades e as dúvidas surgirem, tente lembrar o que o trouxe até aqui! Quais foram os motivos que incentivaram a sua escolha? O que você esperava da faculdade? Vale a pena enfrentar os desafios para insistir nesse sonho?

Essas reflexões podem fazê-lo lembrar de tudo aquilo que você ama no curso e, possivelmente, trazer uma nova dose de ânimo para prosseguir.

New Call-to-action

3. Desenvolva resiliência

Já parou para pensar que os problemas que você tem hoje também podem existir em outros caminhos que você escolher, caso tranque a faculdade?

É por isso que não dá para fugir da raia no primeiro obstáculo. As dificuldades fazem parte de todos os momentos da vida, por isso é preciso desenvolver resiliência para se superar diante dos desafios.

Aquilo que traz sofrimento hoje, pode esconder grandes aprendizados que farão a diferença no seu futuro profissional e pessoal. Grandes desafios e contratempos são propulsores de desenvolvimento.

4. Acredite que há uma luz no fim do túnel

Se é certo que sempre existirão dificuldades, também é fato que sempre há uma saída! Ou melhor, várias!

Por mais difícil que sua vida esteja, lembre que você tem apoio nas pessoas que convivem com você. Juntos, vocês podem pensar em estratégias que ajudem a minimizar o sofrimento e caminhar com mais leveza.

Tem muita gente que já passou pelo que você vive e conseguiu vencer. Histórias de superação podem ajudá-lo a se sentir mais motivado diante das dificuldades.

5. Tente não relacionar sua vida acadêmica e financeira

Um dos motivos que levam as pessoas a desistirem do curso é o endividamento. Elas pensam que essa é a melhor opção, mas estão muito enganadas.

Para o consultor financeiro Marcelo Maron, trancar a faculdade é um erro grave. Segundo ele, ao desistir da faculdade para pagar uma dívida, você compromete seu futuro por uma situação de curto prazo.

Ninguém gosta de ter dívidas, mas não é abrindo mão do seu futuro profissional que você vai resolver esse problema. Pelo contrário. Vale a pena ter um pouco de paciência e investir hoje para colher os frutos financeiros depois de formado.

A propósito, se você está com problemas financeiros, que tal conseguir um estágio para ajudar nas contas? Você será inserido no mercado de trabalho, aprenderá mais sobre sua área, enriquecerá seu currículo e ainda terá uma quantia no final do mês!

6. Explore as possibilidades do seu curso

Às vezes, as dificuldades podem fazer você perder de vista todo o leque de oportunidades profissionais que o curso abre para você.

Está em dúvida sobre continuar ou não na faculdade? Conheça bem tudo que sua formação pode te garantir no futuro. Talvez você esteja achando que não gosta tanto do curso apenas por não estar explorando tudo que ele realmente proporciona.

7. Perceba que trancar a faculdade te impede de estagiar

Você só pode continuar no seu estágio (ou conseguir um) se o curso superior estiver em andamento. Então, saiba que trancar o curso pode atrapalhar não só o seu futuro profissional, mas as oportunidades do presente também.

10-motivos-pra-nao-trancar-a-faculdade-em-um-momento-de-dificuldade.gif

8. Aproveite ao máximo o que sua instituição de ensino tem a oferecer

Você conhece tudo que sua faculdade oferece? Confiar na instituição é essencial para você se sentir seguro onde está!

É provável que, na sua faculdade, existam profissionais para orientar os alunos sobre os desafios do ensino superior. Compartilhe com eles as suas dúvidas.

Outra dica é: tente se envolver em projetos extraclasse, como monitoria, projetos de pesquisa ou seminários. Além do enriquecimento pessoal e acadêmico, você se sentirá mais familiarizado com o local onde estuda.

Projetos que extrapolam a sala de aula também são ótimos para fazer novos amigos! Não perca essas oportunidades!

9. Repense se você não se arrependerá se adiar a formatura

Algumas pessoas trancam a faculdade não para desistir definitivamente do curso, mas por verem a necessidade de dar um tempo e retomar depois. Isso pode gerar um grande arrependimento!

Na vida profissional, o fator tempo faz muita diferença. Quanto antes você se formar, mais rápido conseguirá estabilidade profissional e melhor retorno financeiro. Então, se está pensando em passar uns meses fora da faculdade para um alívio emocional ou financeiro, reflita sobre seus planos para o futuro.

10. Confie, a sensação de conquista no final do curso é indescritível

Sabe aquela sensação de caminhar para pegar o diploma enquanto pensa em tudo que passou para chegar até ali? Essa é uma emoção que você só sentirá se continuar o curso!

As dificuldades ganham outro sabor quando você chega ao ponto final e conquista o diploma tão esperado! O sentimento de superação trará uma felicidade única!

É impossível descrever, mas nós garantimos: faz tudo valer a pena!

Esperamos que nossas dicas o ajudem a perceber que trancar a faculdade não é a melhor opção para lidar com as dificuldades atuais. A persistência alinhada à paciência guiam para um caminho muito melhor!

Curtiu esse texto? Siga nossa página no Facebook e continue ligado em tudo que compartilhamos!

New Call-to-action

Institucional

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS