BLOG DA GRADUAÇÃO

10 habilidades para ser um profissional de Sistemas para Internet

Você está pensando em se tornar um profissional de Sistemas para Internet? Não importa se esse é seu primeiro curso ou se já possui uma graduação, seja bem-vindo à profissão do futuro!

Com o uso disseminado das novas tecnologias, o mercado para profissionais que atuam com sistemas online é gigante e você pode obter uma fatia desse bolo.

Como esse campo de trabalho ainda é novidade para algumas pessoas, é normal que algumas dúvidas possam surgir. Como ingressar nessa profissão? Que cursos fazer? Quais são as habilidades necessárias? Ufa! São muitos questionamentos.

Se você quer saber mais e ainda não está decidido se essa carreira é para você, leia este artigo! Aqui nós vamos tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!

10-habilidades-necessarias-para-ser-um-profissional-de-sistemas-para-internet.jpg

O profissional de Sistemas para a Internet

Bom, antes de falar sobre as habilidades que essa profissão exige nós precisamos saber o que esse profissional faz. Ele faz tudo! Calma, é brincadeira! No entanto, os profissionais responsáveis por sistemas web realmente têm um campo bem amplo de atuação.

Uma faculdade de Tecnologia em Sistemas para Internet prepara o aluno para desenvolver aplicações web — ou seja, programas que rodam na internet. Ao realizar um curso nessa área você poderá gerir, produzir, desenvolver e implantar sistemas para a web — e, ainda, realizar manutenções nessas aplicações.

Com esses conhecimentos você poderá empreender e criar sua própria empresa também. Afinal, vivemos na era das startups e você pode muito bem ser o próximo Mark Zuckerberg, que tal?

As habilidades exigidas desse profissional

Para tornar-se um profissional requisitado no mercado, algumas habilidades são necessárias. No entanto, não se preocupe: nós vamos ajudar você. A seguir nós falaremos mais sobre cada uma delas e daremos dicas de como você pode desenvolvê-las para chegar ao topo dessa profissão.

Sem mais delongas, confira 10 habilidades necessárias para ser um ótimo profissional de Sistemas para Internet:

1. Visão de negócios

Um profissional TI deve lidar com a resolução de diversos problemas na área de tecnologia da organização. Assim, ter uma visão voltada ao modelo de negócio adotado na empresa em questão ajudará você a conseguir implementar soluções — além de conseguir pontos com os chefes!

Na faculdade você poderá participar de "empresas júnior", nas quais terá uma ideia do dia a dia de um negócio e entenderá como funciona uma companhia.

Baixar ebook

2. Relacionamento interpessoal

Comunicação! Essa é a chave para alavancar sua carreira em qualquer lugar. Saber comunicar-se e entender o que a empresa quer de você facilita o seu trabalho. No dia a dia de um curso de Sistemas para Internet você socializará e dividirá tarefas com os seus colegas. Desenvolver sua comunicação será algo natural.

3. Gestão de projetos

Trabalho em equipe, cumprimento de prazos e gerenciamento de entregas. Acostume-se com esses termos, pois eles farão parte de seus dias como profissional de Sistemas para Internet. Conhecer metodologias para gestão de projetos faz parte da grade de quase todos os cursos de Tecnologia de Sistemas para Internet.

4. Abertura para inovações

Estar atento a inovações na área tecnológica é básico em um mercado dinâmico como o de TI. Novas tecnologias surgem todos os dias e pensar "fora da caixa" na busca por melhores resultados para a empresa é um diferencial para a contratação de profissionais.

Ao estudar para se tornar um profissional de TI, você estará sempre em contato com as novidades do mundo digital. Afinal, todas as soluções costumam surgir no âmbito acadêmico. Aproveite!

5. Conhecimento técnico

Uma habilidade imprescindível para o profissional de Sistemas de Internet é o conhecimento técnico. A única maneira de adquirir esse conhecimento é fazendo um curso na área. Existem maneiras de aprender por outras fontes, mas o único local em que você terá acesso ao pacote completo e atualizado das disciplinas é em uma faculdade.

6. Domínio de idiomas

A maioria das ferramentas web utiliza inglês. Porém, existem alguns sistemas para os quais é necessário ter conhecimentos de francês, alemão e outros idiomas.

Além do uso técnico de outras línguas, o profissional de Sistemas para Web poderá ter contato com pessoas do mundo todo em seu dia a dia — por isso, invista bastante para desenvolver-se nesse aspecto.

7. Pensamento criativo

Encontrar soluções criativas para os mais diversos problemas é crucial, já que o mercado é incerto e complexo. A criatividade brasileira é muito bem cotada lá fora e pode ser a sua oportunidade de trabalhar fora do país. Estar em contato com outros alunos durante um curso ajuda você a entender variados pontos de vista e desenvolve sua criatividade.

10-habilidades-necessarias-para-ser-um-profissional-de-sistemas-para-internet.gif

8. Capacidade de liderança

Nem todas as pessoas nascem sabendo liderar. Porém, essa habilidade pode ser desenvolvida por meio da prática de atitudes diárias de liderança. Nesse sentido, uma boa maneira de trabalhar essa habilidade na faculdade é participar dos centros acadêmicos. Você fará amizades e poderá cultivar suas capacidades interpessoais e de liderança.

9. Pensamento questionador

Faz parte do trabalho de um profissional de Sistemas para Internet questionar tudo ao seu redor. “Por que usamos essa solução? Por que não trocamos por outra? Quais são as melhores alternativas?”

Questionar é a maneira de buscar o melhor para a empresa na qual você trabalhará e se destacar no mercado. O ambiente da faculdade contribui na busca de respostas em todos os momentos. Questione o sistema!

10. Pensamento analítico

A análise e a compreensão dos conjuntos tecnológicos são características essenciais para a construção de ferramentas. Realizar a decomposição do todo em partes para a simplificação e o entendimento é algo comum em todas as áreas da tecnologia.

Você pode ter medo do suposto custo alto das mensalidades ou de não conseguir conciliar trabalho e estudos. No entanto, o investimento em um curso de Sistemas para Internet não é alto e pode inserir você rapidamente no mercado de tecnologia, pois desenvolverá todas as habilidades que citamos e apresentará a você o vasto universo de aplicações web.

Não perca tempo e curta a nossa página no Facebook! Fique ligado em mais informações para que você possa se tornar um ótimo profissional de Sistemas para a Internet.

Baixar ebook

Sistemas para Internet

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS