BLOG DA GRADUAÇÃO

10 filmes que vão convencê-lo a fazer o curso de Direito

O curso de direito e todo o universo de advogados, promotores, juízes e tribunais sempre foi um dos assuntos prediletos dos grandes dramas e suspenses do cinema hollywoodiano. Aqui, selecionamos apenas 10 de um vasto catálogo para que você comece a se envolver com o tema. Confira:

Advogado do diabo (1997)

al-pacino-unipe-blog-unipe-graduacao

Não poderíamos começar a lista sem citar esse clássico do cinema de tribunal. Baseado no romance de Andrew Neiderman, “Advogado do Diabo” acompanha a trajetória de um renomado vencedor de causas em tribunais, Kevin Lomax, interpretado por Keanu Reeves em boa fase. Tudo vai bem até que Milton suspeita ter sido contratado por ninguém menos que Satanás, encarnado com maestria por ninguém menos que Al Pacino.

Legalmente Loira (2001)

legalmente-loira-unipe-graduacao

Essa comédia foi muito bem recebida pela crítica em parte pelo desempenho de Reese Winterspoon, como uma loira fútil que decide estudar direito para reconquistar o namorado advogado. Na proporção em que se dedica ao estudo das leis, decide que é preciso lutar pelo direito das loiras, acabando com os estereótipos que recaem sobre elas.

Filadélfia (1993)

filadelfia-unipe-graduacao

Nessedrama que concedeu o primeiro oscar de melhor ator para Tom Hanks, um advogado homofóbico interpretado por Denzel Washington é convocado para defender um portador do vírus da AIDS (Hanks) demitido em função de sua doença.

O poder e a lei (2011)

o-poder-e-a-lei-unipe-blog-unipe-graduacao

Um advogado de defesa interpretado por Matthew McConaughey (pré-oscar) sofre uma crise de consciência ao trabalhar para um cliente bem sucedido com um plano de burlar o sistema. Ameaçado, ele se vê diante de um dilema profissional.

As duas faces de um crime (1996)

as-duas-faces-de-um-crime-blog-unipe-graduacao

Nesse suspense que surpreendeu a crítica, um advogado interpretado por Richard Gere se empenha na defesa de um pacato coroinha (Edward Norton) que teria assassinado um padre. Mas o que ele encontra após o estudo da defesa acaba lhe tirando de rumo.

Baixar ebook

Meu primo Vinny (1992)

meu-primo-vinny-unipe-blog-unipe-graduacao

Comédia hilária estrelada por Joe Pesci como um advogado desleixado e cheio de manias contratado pelo primo para defendê-lo da acusação de assassinato. O curioso é que o filme concedeu Oscar de melhor atriz coadjuvante para Marisa Tomei.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000)

erin-brockovich-blog-unipe-graduacao

Nessa obra de Steven Soderbergh baseada em fatos reais, Julia Roberts venceu o Oscar de melhor atriz ao interpretar Erin Brockovich, uma mãe desempregada que trava uma batalha contra uma mega-empresa de energia (Pacific Gas and Eletric Co.) nos tribunais.

Acusados (1988)

acusados-unipe-blog-unipe-graduacao

Também inspirado num caso real, Jodie Foster (Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz pelo papel) é uma mulher de má reputação que certa noite é estuprada por vários homens bêbados num bar. A promotora do caso passa a lutar para descobrir e condenar cada um dos culpados pelo crime.

O Homem que fazia chover (1997)

o-homem-que-fazia-chover-unipe-blog-unipe-graduacao

Dirigido por Francis Ford Coppola, “O Homem que fazia chover” relata a jornada de um jovem e esperançoso advogado desempregado (Matt Damon) que decide representar um casal humilde numa causa contra o sistema de saúde americano.

O Júri (2003)

o-juri-unipe-blog-unipe-graduacao

Adaptado da obra de John Grisham (um dos mais conceituados autores do gênero romance de tribunal), esse suspense traz John Cusack no papel principal de um jurado que tenta manipular o julgamento de uma grande fábrica de armas.

E então, curtiu a nossa lista? Chegou a sua vez de escolher os melhores filmes sobre direito que não entraram no ranking! Boa sorte!

Baixar ebook

Direito

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS