BLOG DA GRADUAÇÃO

10 filmes obrigatórios para quem pensa em fazer ciência da computação

O universo artístico costuma ser um dos maiores combustíveis aos que buscam por uma inspiração. Os filmes, por exemplo, nos apresentam, de maneira envolvente e atrativa, várias situações sobre um determinado ramo de atividade — o que é útil a quem pretende fazer Ciência da Computação.

Para enfatizarmos a ideia, pensemos no quanto o filme Top Gun, estrelado por Tom Cruise, em meados dos anos 80, contribuiu para que jovens daquela época almejassem servir à aeronáutica.

Se por algum momento você percebeu que a área de TI, precisamente a de Ciência da Computação, é forte candidata a fazer parte de sua carreira, confira a seguir 10 obras da sétima arte que são altamente inspiradoras para profissionais do ramo!

10-filmes-obrigatorios-para-quem-pensa-em-fazer-ciencia-da-computacao.jpg

1. Piratas do Vale do Silício (1999)

O Vale do Silício é uma região de extrema importância para a Tecnologia da Informação como um todo. Situada no estado americano da Califórnia, o local sempre comportou a vanguarda da tecnologia, sendo, inclusive, onde surgiram personagens históricos como Bill Gates e Steve Jobs.

Intitulado “Piratas do Vale do Silício”, o longa nos explica a relação entre Jobs e Gates desde quando ambos eram “anônimos”, ou seja, época em que os computadores pessoais ainda seriam fabricados e o movimento Hippie e demais elementos da cultura liberalista viviam o seu auge.

Ao longo do filme, é certo que você, amante da tecnologia, absorverá conceitos importantes sobre empreendedorismo e negócios, além de passar brevemente pela história das gigantes Apple e Microsoft, responsáveis por fazer da TI o que ela é atualmente.

2. O Jogo da Imitação (2014)

Ao estudar a história da informática é certo que um nome em especial virá à tona: Alan Turing, criador da Máquina de Turing.

Essa máquina, que na verdade foi um “dispositivo teórico” (retratado no filme como um dispositivo físico), embora criada em plena Segunda Guerra Mundial, foi um grande marco para a tecnologia em termos de decodificação e criptografia.

Isso porque a lógica inserida no algoritmo de Turing era capaz de imitar qualquer outro, independentemente do modelo e origem de fabricação do computador a ser investigado — no caso da história, os computadores alemães que criptografavam as mensagens do exército nazista.

Baixar ebook

3. Office Space (1999)

Ao julgarmos o filme pelo seu título adaptado para o português (Como Enlouquecer seu Chefe), provavelmente não veríamos razão em listá-lo neste post. Entretanto, dentre todos os títulos até aqui mencionados, este é o que mais se baseia no cotidiano do cientista da computação.

"Office Space" é uma comédia cuja história se concentra na vida de 3 programadores de software. Eles trabalham juntos, numa empresa chamada Initech, sendo que dois deles estão adaptados — e conformados — com a rotina maçante do escritório.

Como não queremos dar nenhum spoiler, recomendamos que você assista a esse filme para que se divirta e, também, reflita sobre algumas questões importantes nele abordadas.

4. Chappie (2015)

Ainda seguindo a linha futurista, o filme "Chappie" conta a história de um robô, desenvolvido por um programador como seu próprio projeto para conviver em harmonia com os humanos.

O objetivo do seu desenvolvedor era justamente criá-lo e educá-lo como se fosse uma criança, porém com alta capacidade para aprender as coisas rapidamente. Contudo, o recém-criado Chappie cai nas mãos de uma gangue criminosa cuja parte dos membros tem interesse em transformá-lo numa arma contra a polícia.

Em outras palavras, o filme nos mostra, com ênfase no entretenimento, como uma tecnologia criada para o bem pode ser convertida num grande risco à sociedade.

5. O Quinto Poder (2013)

Em "O Quinto Poder" — filme baseado na história real do site WikiLeaks, fundado por Julian Assange —, somos apresentados a um mundo invisível aos nossos olhos, onde documentos sigilosos, nos quais o planejamento e a intenção dos poderes que comandam o planeta são relatados, são compartilhados e expostos ao público.

Podemos definir este longa como um prato cheio aos fãs de conspiração, bem como altamente relevante aos profissionais de TI, visto que aborda o compartilhamento de informações e suas possíveis consequências.

6. A Rede Social (2010)

De um mero desconhecido no mundo a um dos mais reconhecidos bilionários, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, teve que superar diversos obstáculos desde a criação do site à consolidação dos seus direitos autorais.

Dentro desse contexto que envolve uma fonte gigantesca de dinheiro, o filme "A Rede Social" nos conta parte dessa história e, ao mesmo tempo, nos fornece valiosas lições de empreendedorismo que todo cientista da informação deve aprender!

7. Trilogia Matrix (1999, 2002 e 2003)

Retomando aos clássicos, desta vez veremos uma obra cinematográfica que ficou consagrada no mundo todo. Sim, falaremos sobre Matrix!

Caso não tenha dado uma chance à trilogia, certamente pela longa duração e complexidade de cada filme, basta imaginar como você, sendo um hacker, reagiria à própria descoberta de que a humanidade vive num software.

É claro que isso nada mais é que o início da aventura a que Neo, personagem interpretado por Keanu Reeves, é submetido ao ingressar no ambiente virtual com objetivo de livrar a todos da Matrix — nome dado ao programa.

10-filmes-obrigatorios-para-quem-pensa-em-fazer-ciencia-da-computacao-1.gif

8. TPB AFK: The Pirate Bay Away from Keyboard (2013)

Os processos judiciais acerca da pirataria é um tema recorrente no século XXI. Afinal, o que é ou não ilegal? Perante a questão, os fundadores do site The Pirate Bay, responsável por concentrar boa parte dos arquivos Torrent compartilhados na internet, respondeu a um desses processos entre 2008 e 2012, na Suécia.

Para entender o que aconteceu durante o caso, o diretor Simon Klose produziu um documentário num formato bastante atrativo, em que os eventos nos levam a refletir sobre o tema com mais profundidade.

9. Caçada Virtual (2000)

O filme "Caçada Virtual" é, sem dúvidas, um prato cheio para quem pensa em atuar como hacker ético (ethical hacking), afinal, ele retrata a história real de Kevin Mitnick, um dos hackers mais emblemáticos.

Utilizando de sua genialidade em computação, Mitnick conseguiu invadir o sistema do FBI e acessar documentos sigilosos, tornando-se, então, o criminoso mais procurado dos Estados Unidos naquele momento.

Para o FBI se sobressair nessa caçada, McCoy (agente responsável pela operação) recorre a outro gênio da computação, Tsutomo Shimomura, dando origem a uma verdadeira batalha entre hackers.

10. Ela (2013)

Por fim, o filme intitulado como "She" (Ela) é mais um ótimo material a ser acrescentado na lista. Por quê? Seguindo o exemplo de outros títulos, este também nos leva a uma reflexão sobre os paradigmas da sociedade que vêm sendo quebrados pelo avanço da tecnologia.

A história em questão envolve Theodore, um escritor que convive com a solidão que, para amenizar a sua dor, decide comprar um sistema operacional com recursos tão avançados a ponto de preencher o seu vazio.

Com o passar do tempo, Theodore se apaixona pela voz transmitida pelo sistema operacional, dando origem a um romance entre os dois.

Embora soe como um absurdo, tal situação, inegavelmente, encontra-se pouco distante da realidade, dada a constante interação entre homem e máquina — contudo, um aspecto que, inevitavelmente, fará parte da carreira de quem pretende fazer ciência da computação.

E você, gostou da nossa lista para quem quer fazer Ciência da Computação? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas!

Baixar ebook

computação, Ciência da Computação, cientista da computação

Thatyana Carla Dias Guerra

Thatyana Carla Dias Guerra

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados Geográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação Geográfica, Banco de Dados Geográficos e Sistema de Suporte a Decisão.

MAIS LIDOS