BLOG DA GRADUAÇÃO

10 filmes indispensáveis para quem pensa em ser um psicólogo

Decidir qual o curso de graduação pretende fazer não é tarefa fácil, especialmente para quem está no período pré-vestibular — vem toda uma ansiedade, muitas matérias para estudar, chega a bater um desespero, não é mesmo? Se você tem pensado em ser um psicólogo e procura outros métodos para estudar e refletir mais sobre a profissão, continue conosco.

Neste post, traremos dicas de alguns filmes indispensáveis para quem possui interesse em ser um psicólogo. Acompanhe a leitura e prepare a pipoca, pois hoje será dia de cinema em casa!

10-filmes-indispensaveis-para-quem-pensa-em-ser-um-psicologo.jpg

1. Boyhood (2014)

É um excelente filme para quem tem interesse em psicologia infantil. Dirigido por Richard Linklater, Boyhood teve as suas filmagens realizadas ao longo de 12 anos. Conta a história de Mason (Ellar Coltrane) da infância à juventude, analisando a forma como o garoto lidou com a separação de seus pais e as mudanças que isso resultou durante a sua fase de desenvolvimento.

2. A Pele que Habito (2011)

Este filme é um dos clássicos do diretor Pedro Almodóvar. Conta a história de Robert Ledgard (Antonio Banderas), um cirurgião plástico que está imerso em um projeto misterioso: a criação de uma pele sintética com uma cobaia humana que vive aprisionada dentro da casa dele.

No decorrer do filme é mostrado o passado do médico, deixando os objetivos de seu projeto cada vez mais claros, revelando os pensamentos doentios dele.

3. Cisne Negro (2010)

O filme — que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Natalie Portman e ainda recebeu outras quatro indicações na premiação — conta a trajetória de Nina Sayers, uma bailarina que disputa com Lily (Mila Kunis) o papel principal da peça "O Lago dos Cisnes".

Além disso, Cisne Negro mostra como Nina (Natalie Portman) enfrenta a dualidade em representar no espetáculo os cisnes branco e negro, sendo o primeiro de faceta inocente e graciosa e o segundo, sensual e sedutor.

Ao mesmo tempo, a personagem tem de lidar com a cobrança de sua mãe Erica (Barbara Hershey), que é ex-bailarina e superprotetora, criando expectativas de alcançar a perfeição na dança. Por conta disso, Nina apresenta crises de depressão e alucinações, trazendo para discussão uma doença ainda pouco compreendida, a esquizofrenia.

Baixar ebook

4. Up - Altas Aventuras (2009)

O filme de animação infantil surpreende pela sua sensibilidade e abre discussões sobre o luto após a morte de um ente querido, a importância de criar novas amizades e as relações entre gerações distintas.

O filme conta a história de Carl Fredericksen que, após a morte de sua esposa, resolve abandonar tudo para conhecer o Paraíso das Cachoeiras, local de beleza ímpar muito apreciado por sua esposa durante a vida toda.

No caminho, Carl se encontra com Russel, um jovem escoteiro superempolgado com a vida, e Dug, um cachorro falante. Juntos, eles se metem em muitos problemas, o que deixa tudo mais emocionante e divertido.

5. Uma Mente Brilhante (2001)

O filme retrata a história de John Nash (Russell Crowe), um brilhante matemático que se destacou por ter formulado um teorema. Porém, durante um certo período, ele começa a ter alucinações e é diagnosticado com esquizofrenia. Depois de ser submetido a um tratamento, consegue voltar ao convívio social e é premiado com um Nobel.

Uma Mente Brilhante trata sobre a esquizofrenia de uma forma ampla, desde o surgimento dos sintomas até o tratamento. Ótima abordagem para quem quer entender mais sobre o assunto.

6. Amnésia (2000)

Este longa retrata a história de Leonard Shelby (Guy Pearce) que, desde o assassinato de sua esposa, não consegue ter novas memórias em virtude de uma amnésia diária. Por conta disso, ele enfrenta dificuldades para encontrar o responsável pela morte de sua esposa.

Para os amantes da psicologia, o filme ajuda a entender mais sobre estresse pós-traumático e como funciona a memória humana, além de ser um ótimo filme com uma boa produção.

7. Gênio Indomável (1997)

Os professores de uma universidade descobrem o talento de Will Hunting (Matt Damon), um jovem prodígio que consegue solucionar problemas matemáticos de forma ágil. No entanto, ele é apenas o zelador da instituição de ensino.

Depois do jovem entrar em algumas confusões e ser quase preso, um dos professores, Gerald Lambeau (Stellan Skarsgard), responsabiliza-se por Will, desde que ele fizesse tratamentos psicológicos.

É nesse momento que entra a figura de Sean Maguire (Robin Williams), um psicólogo bastante humano no qual Will encontra bastante liberdade para se abrir e se confortar, trabalhando sua inteligência emocional. Durante as sessões, ambos se ajudam, pois Sean também supera seus próprios problemas.

8. O Silêncio dos Inocentes (1991)

10-filmes-indispensaveis-para-quem-pensa-em-ser-um-psicologo.gif

Uma agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), quer entender melhor os passos de um serial killer. Para isso, ela pede ajuda ao prisioneiro Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psicopata violento, para conseguir prender o criminoso que está solto.

No entanto, Hannibal usa a psicologia a seu favor, manipulando os agentes do FBI de modo a convencê-los a libertá-lo da prisão.

9. Um Estranho no Ninho (1975)

Randle McMurphy (Jack Nicholson) é um infrator que alega problemas psicológicos para escapar de sua sentença. Dessa forma, ele acaba sendo internado em um hospital psiquiátrico.

Nesse hospital, a personagem percebe que os pacientes vivem em uma situação deplorável, sofrendo maus tratos por conta de atitudes abusivas de um dos funcionários da instituição. Vendo isso, Randle se revolta e tenta mudar a situação.

Um Estranho no Ninho é baseado na obra do escritor norte-americano Ken Kensey. O seu livro — One Flew Over the Cuckoo's Nest (1962), homônimo do título original do filme — é inspirado em suas próprias experiências quando trabalhou em um centro psiquiátrico na Califórnia.

10. Laranja Mecânica (1971)

O filme é um clássico que conta a história de um grupo de jovens liderado por Alex DeLarge (Malcolm McDowell), o qual é preso pela polícia após realizar diversas ações violentas.

Depois de preso, é sugerido para o jovem um tratamento experimental para diminuir sua agressividade e, com isso, reduzir a sua pena. Para tanto, Alex precisa controlar seus impulsos violentos, mesmo diante da abordagem nada ortodoxa desse experimento.

Laranja Mecânica mostra, de maneira bem transparente, o behaviorismo, uma corrente da psicologia que estuda o comportamento, abrindo discussão para a utilização dessa prática dentro da profissão.

Listamos aqui 10 sugestões de filmes para quem tem interesse em estudar psicologia. São títulos com diversos tipos de abordagens e temáticas. Se interessou por algum deles? Então está esperando o que para preparar a pipoca, sentar no sofá e apertar o play?

Gostou dessas dicas de filmes para quem pretende ser um psicólogo? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.

Baixar ebook

Psicologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS