BLOG DA GRADUAÇÃO

10 dicas para ser um arquiteto de destaque no mercado

Postado por Victoria Fernandez

Que o diferencial de um profissional é o resultado do que ele faz, não é novidade para ninguém. Afinal, são as suas ações, propostas e projetos que o fazem ser conhecido de forma positiva ou negativa no mercado de trabalho.

O Coordenador Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unipê, professor Ricardo Ferreira Araújo, preparou algumas dicas que podem lhe ajudar a ter destaque na profissão de Arquiteto e Urbanista. Confira:

arquiteto-urbanista-blog-unipe-graduacao

1-Envolva-se com o processo de ensino:

A formação do profissional é a base do que ele se tornará. Alguém já viu um edifício construído sem alicerce ficar em pé? O processo de ensino e aprendizagem vai te ajudar a escolher a área que você terá mais afinidade em trabalhar após a graduação. Se você não se atentar a base, poderá fazer uma escolha errada e o resultado do seu empenho pode demorar muito mais para aparecer.

2-Faça estágios:

Nada melhor do que ver na prática o que se aprende em sala de aula. Por isso o estágio é tão importante durante o processo de ensino. É por meio dele que você irá encontrar a sua afinidade com a profissão.

3-Desenvolva atividades de monitoria, pesquisa e extensão:

Uma das áreas de atuação de todo o profissional é a acadêmica. Participar de atividades de monitoria, pesquisa e extensão lhe ajudará a se enxergar ou não como professor. A prática docente exige um dom e é por meio de projetos voltados à pesquisa que você saberá se esse caminho poderá ser seguido no decorrer da sua carreira.

4-Saiba concluir a graduação:

Parece clichê, mas conseguir somar todas as experiências e habilidades extraídas da faculdade é muito difícil. O profissional que conseguir agregar o máximo possível da graduação encontrará mais facilidade no mercado de trabalho do que o que levar a graduação de forma mais relapsa.

Baixar ebook

5-Tenha espírito empreendedor:

Essa habilidade é fundamental para quem deseja partir para o setor privado. Seus clientes serão sua fonte de renda, por isso saber manter uma carteira de clientes será o seu diferencial.

6-Seja um arquiteto simpático e não menospreze as possibilidades de trabalho:

Embora nenhuma empresa sobreviva se não tiver lucro, as vezes um projeto que não te traz lucro inicial poderá te render grandes projetos. Por isso, uma avaliação de prospecção para novos projetos é importante. Não visar apenas o lucro pode fazer de você um profissional diferenciado. Saiba analisar.

7-Prime pela qualidade da concepção dos espaços e das construções:

Lembre-se: tudo o que você projetar e desenvolver levará seu nome. Por isso preze sempre pela qualidade e defenda os patrimônios históricos.

8-Seja uma pessoa culta:

Adquira cultura através da literatura, viagens, teatro e exposições. Desenvolver uma percepção cultural, para identificar no teatro, cinema e nas artes o papel do arquiteto é fundamental para liberar sua criatividade.

9-Saiba olhar:

Um dos papéis do Arquiteto e Urbanista é identificar no lugar em que ele vive os problemas urbanos. Lembre-se! Ser Arquiteto é também ser Urbanista é preciso compreender os problemas da cidade.

10- Seja sustentável:

Se interesse por práticas sustentáveis, pois esta é umas das principais preocupações da atualidade. Seguindo essas dicas, com certeza você irá se destacar no mercado de trabalho, pois poderá somar ao máximo a experiência acadêmica e com isso terá a possibilidade de escolher, de forma mais assertiva, qual carreira a seguir após a graduação.

E lembre-se! Escolher uma boa instituição que lhe ofereça uma estrutura de qualidade e que tenha bons conceitos e avaliações.

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo

Victoria Fernandez

Victoria Fernandez

Victoria é natural da Argentina e se diz muito apegada à sua raiz. Veio para Recife com os pais aos 8 anos de idade e lá se graduou em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem – FBV e se tornou mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde passou a pesquisar a relação: Moda e Fabricação Digital no contexto Fab Lab.