BLOG DA GRADUAÇÃO

10 coisas que você deve saber se quer cursar arquitetura

Postado por Pier Paolo

Se você é uma pessoa criativa, visionária, dinâmica, detalhista, antenada em referências culturais e quer uma profissão que ofereça diferentes opções no mercado de trabalho, talvez já tenha pensado em cursar Arquitetura. Mas, será que esse é realmente o curso certo para o seu perfil?

Nós vamos ajudá-lo em sua decisão contando 10 coisas importantes que você deve saber se quer cursar Arquitetura!

10-coisas-que-voce-deve-saber-se-quer-cursar-arquitetura.jpg

1. É importante estar preparado para atuar em diversos setores do mercado

Arquitetos projetam e organizam espaços internos e externos para torná-los funcionais, sem descuidar de sua estética e conforto. Esse tipo de serviço é necessário em todos os ambientes, tanto públicos como privados.

Isso faz com que os arquitetos atuem em um amplo campo de trabalho. Você pode atuar em empresas grandes ou pequenas, em segmentos como hotelaria, comércio, residências, planejamento urbano ou até pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de construção.

2. Você pode atuar em projetos dos mais diferentes tipos

Além da variedade de setores, o arquiteto pode trabalhar em inúmeros tipos de projetos. Ele pode desenhar desde pequenos espaços internos até grandes construções. Ele também pode projetar a iluminação, estabelecer identidade visual, trabalhar com paisagismo ou design de interiores. Além disso, como urbanista, ele pode planejar como a distribuição dos elementos no espaço urbano deve acontecer para facilitar a vida e a circulação das pessoas.

3. Arquitetos pensam com a ponta dos dedos

Hoje já existem ferramentas e recursos para desenhar e representar a realidade através do computador, mas o velho lápis continua sendo muito utilizado pelos estudantes e profissionais da Arquitetura. Mesmo que você ainda não se veja desenhando grandes construções, é possível desenvolver essa habilidade e criar ótimos projetos com o CAD e programas de modelagem 3D.

4. Este é um curso para colocar a “mão na massa”

Não gosta de ficar só na teoria? Perfeito! Como representar a realidade é uma constante na graduação de Arquitetura, não pense que haverá apenas desenho. Sim, você construirá muitas, muitas maquetes!

Afinal, essa forma de representação oferece uma visão mais interessante e profunda das proporções de um projeto. Maquetes são uma realidade em 3D! Por isso, prepare-se para se sujar de tinta, ostentar alguns cortes de estilete e outros pequenos prazeres que o curso vai te proporcionar.

Baixar ebook

5. O arquiteto respira e produz arte

Arquitetos precisam ter mais que conhecimento técnico. Eles são artistas! Muito além de projetar e calcular, a bagagem cultural é fundamental. Por isso, a graduação de Arquitetura inclui História da Arte.

Como é importante beber de diversas fontes e sempre renovar as referências artísticas. Por isso, viajar, fotografar, visitar exposições ou simplesmente explorar com verdadeiro interesse as possibilidades do lugar onde você mora, são atividades muito recomendáveis.

Mais que um viajante, o arquiteto precisa ser um explorador de qualquer ambiente. Acredite, você passará a olhar todos os lugares aonde for de uma forma diferente: vai prestar atenção nas formas, na iluminação, nos materiais utilizados. Em resumo, vai pensar em Arquitetura o tempo inteiro!

6. Você pode e deve inovar

Ao contrário de muitas outras profissões, o arquiteto pode ousar, fazer diferente e criar diferentes conceitos. Ele é um artista e sua obra pode ser apreciada justamente quando ele rompe com o que o senso comum determina e cria algo novo, inesperado.

Praticamente não existe certo ou errado quando o assunto é criação. Por isso, prepare-se para romper paradigmas. Você tem a possibilidade de imprimir sua própria personalidade no projeto, desde que atenda às expectativas do cliente.

7. A evolução faz parte do processo

Mas para inovar com competência, é preciso estar antenado nas tendências e na evolução da área. A Arquitetura é uma profissão muito dinâmica. Explorar diferentes materiais e tecnologias, pesquisar produtos e novos métodos de produção e estar informado sobre as novidades da área são habilidades que se espera de um bom arquiteto. Afinal, esse é o caminho para a criação de novos conceitos de design que tornam sua obra de arte realmente notável.

8. A especialização é essencial para se tornar um profissional completo

Para ser arquiteto no Brasil é preciso cursar a graduação de Arquitetura e Urbanismo, que tem duração de 5 anos. Neste tempo é possível ter uma boa base para iniciar o trabalho, mas se você deseja um ramo específico da carreira, como a decoração de interiores, é preciso se especializar.

9. A graduação de Arquitetura conta com custos adicionais

Além da mensalidade do curso, o estudante de Arquitetura tem custos adicionais. Você precisará comprar materiais escolares para desenho e para a construção de maquetes, muito papel vegetal, além de projetos plotados.

A boa notícia é que, além de ser possível conseguir um financiamento estudantil, é uma carreira na qual vale a pena investir. Mesmo o salário pago por um estágio em Arquitetura costuma ser acima da média do mercado. Ao longo da carreira, então, esses valores se multiplicam, e a repercussão do trabalho de um arquiteto realmente inovador pode render ainda mais.

10. A infraestrutura da faculdade conta muito no processo de aprendizagem

Como você percebeu, Arquitetura exige mais que conhecimento teórico. Por isso, cursar Arquitetura em uma faculdade com a estrutura necessária para um aprendizado sólido é fundamental.

Uma faculdade que investe em seu programa precisa avaliar as necessidades que os egressos encontram quando chegam ao mercado de trabalho. Para que possam oferecer aos seus alunos uma formação que realmente os prepare para exercer a profissão.

Para formar um arquiteto preparado, a faculdade precisa oferecer ambientes com a estrutura necessária para o design de projetos, laboratórios onde seja possível testar materiais, fazer experimentos práticos e pesquisas sobre o conforto ambiental, tecnologia e construção. Além disso é preciso laboratórios de informática, onde os alunos realmente possam aprender a utilizar equipamentos e softwares de última geração para o desenvolvimento das atividades do curso.

Muito mais do que criar projetos, o arquiteto tem a chance de atender às necessidades da sociedade tornando a vida das pessoas mais funcional, deixando seu toque pessoal de estilo e ousadia.

Transformar os ambientes e cidades em espaços de convivência mais felizes e humanos, impactando positivamente a vida das pessoas, é gratificante e gera status e reconhecimento para o profissional bem preparado. Isso faz com que a graduação de Arquitetura seja uma ótima opção!

Então, se identificou com a profissão? Gostaria de saber mais sobre a graduação de Arquitetura? Curta a nossa fanpage e receba muito mais informações para ajudar em sua escolha profissional.

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo, carreira, arquitetura Unipe, graduação em arquitetura, arquiteto, arquiteta, curso de arquitetura, arquitetura em João Pessoa, arquitetura Unipê

Pier Paolo

Pier Paolo

Arquiteto e Urbanista- PUCSP. Doutor em Habitat pela Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Diretor Técnico I do Complexo Hospitalar do Juquery e coordenador assistente e professor da Universidade Paulista (Campus Jundiaí). Possui experiência em intervenções em Patrimônio Histórico e Projetos de Serviços de Saúde. Tem uma grande paixão com o desenho de observação e já fez parte do grupo de Urban Sketcher de Jundiaí.

MAIS LIDOS