Descubra todas as possibilidades da mediação empresarial

Amediação é uma forma extrajudicial de solucionar conflitos e pode ser utilizada em questões que envolvem pessoas físicas ou pessoas jurídicas, também entre empresas e indivíduos. Isso significa que empresas de qualquer porte podem adotar tal método como meio para solucionar disputas financeiras que apresentem recursos patrimoniais disponíveis.

As sessões são realizadas em uma Câmara de Mediação, conduzidas pelo mediador, cuja função é tornar o processo mais fácil, menos conflituoso, permitindo que a possibilidade da solução satisfatória esteja efetivamente mais acessível às partes. Ficou interessado? Veja como funciona a mediação empresarial no texto que segue.

Entenda o que é a apostila de Haia

Mais de 100 nações integram o tratado que foi assinado pelo Brasil no segundo semestre de 2015 e que passou a vigorar a partir de 2016. Esse acordo foi favorável a todas as pessoas que desejam morar em outro país, fora doBrasil.

Por meio da Apostila da Convenção de Haia fica abolida a necessidade de legalização complexa entre o Brasil e os países que compõem a Convenção. No campo jurídico isso representa uma grande inovação, pois não existirá mais o processo burocrático de ter que passar a documentação que se deseja legalizar pelo Ministério de Relações Exteriores e o Consulado do outro país.

Ficou interessado? Saiba mais sobre a Apostila de Haia, ao ler o texto a seguir.

Descubra o que é a mediação cultural

Os métodos independentes de resolução de conflitos, tal qual a mediação, estão sendo mais procurados pelas pessoas visto que economizam tempo e dinheiro, são muito mais rápidos que os processos judiciais. Também envolvem menor formalidade e conferem aos envolvidos maior autonomia.

A mediação pode ser aplicada em diferentes contextos, como em conflitos familiares ou entrevizinhos, em problemas corporativos (por exemplo, as dívidas a pagar e a receber), em disputas envolvendo direitos autorais, e assim por diante.

Neste post, falaremos sobre mediação cultural, o que é, quais são suas características. Leia e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

Tudo sobre mediação e arbitragem em propriedade intelectual

A questão de direitos autorais ainda é muito controversa no Brasil. Com a disseminação da chamada “pirataria” de CDs e DVDs, a propriedade intelectual vive sob constante ameaça. Apesar de ilegal, a cópia de CDs e DVDs sem a autorização dos proprietários da obra permanece, fomentando uma indústria que consegue até enriquecer alguns grupos.

A propriedade intelectual diz respeito a duas grandes categorias: os direitos autorais (livros, musicas, produções cinematográficas, obras de arte e científicas e assim por diante) e a propriedade industrial (patentes relacionadas a invenções, desenhos industriais, modelos de utilidade, segredos industriais e outras coisas).

O escopo deste post é analisar a possibilidade de resolver conflitos envolvendo a propriedade intelectual com a ajuda de recursos extrajudiciais. Veja como utilizarmediação e arbitragem com essa matéria.

6 vantagens de usar a mediação como forma de solução de conflitos

Atualmente, os profissionais do Direito estão orientando cada vez mais seus clientes sobre a possibilidade de buscar métodos de resolução de conflitos fora do âmbito judiciário. Para isso, eles apresentam as vantagens de se recorrer às formas extrajudiciais de solucionar litígios.

As formas principais de resolver problemas fora dos tribunais de justiça são a mediação, a conciliação e a arbitragem. Existem locais específicos onde elas podem ser aplicadas: asCâmaras de Mediação e Arbitragem.

Neste post, mostraremos pelo menos 6 vantagens de usar a mediação como forma de solução de conflitos.